Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Terminal deve investir R$ 565 milhões no cais santista | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Terminal deve investir R$ 565 milhões no cais santista

Movimentação de grãos será ampliada

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1737 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Maior exportador global de açúcar, a CLI Sul, unidade de negócios da CLI no Porto de Santos, assinou um aditivo ao contrato de arrendamento com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), válido até 2036, e, em contrapartida, investirá R$ 565 milhões na modernização do terminal. Com isso, aumentará a movimentação de açúcar, milho e soja das atuais 15 milhões de toneladas ao ano para 19 milhões de toneladas ao ano a partir de meados de 2028.

Em entrevista exclusiva para A Tribuna, o diretor da CLI Sul, Luís Neves, afirma que o terminal passará por uma renovação completa que engloba a construção de um armazém, aumentando a capacidade estática em 100 mil toneladas, e um novo parque de moegas (local onde são armazenados os grãos) contando com quatro pontos de descarga de caminhões autodescarregáveis e graneleiros. “Também teremos uma nova sede administrativa, uma subestação de energia elétrica e aquisições de um shiploader (equipamento que carrega os navios com grãos e açúcar por esteira) e de esteiras mais eficientes, que reduzem a dispersão de particulados em mais de 90% no meio ambiente”.

Área de atividade

Localizada na Margem Direita do complexo portuário santista, na Avenida Eduardo Pereira Guinle, s/n - Armazém IX, no antigo terminal da Rumo, a CLI possui um parque logístico completo, cujas atividades abrangem desde o transporte da carga dos centros produtores até o embarque em navios, no cais, para exportação. A China é o principal destino da maior parte da carga embarcada. O açúcar é produzido no Estado de São Paulo e os grãos — soja e milho — vêm de Mato Grosso e Goiás.

A carga chega ao terminal por caminhões e trens graneleiros. Enquanto o açúcar é transportado 50% por cada modal, os grãos são trazidos ao Porto em sua maioria por ferrovia (90%). Na chegada ao terminal, é colhida uma amostra do produto para análise em laboratório próprio. Se ela for aprovada, é autorizada a descarga do produto nas moegas rodoviária e ferroviária, seguida da armazenagem e posterior embarque no navio. O terminal opera como um ponto de transbordo, pois entre a chegada e o embarque, a carga permanece entre cinco e seis dias.

“Movimentamos 15 milhões de toneladas ao ano, sendo 9,5 milhões de açúcar e 5,5 milhões de soja e milho. A soja no primeiro semestre e o milho no segundo. Nossa meta, com os investimentos, é ampliarmos para 19 milhões de toneladas ao ano”, afirma Neves.

Maior movimentação de açúcar do mundo

Conforme o cronograma apresentado pela CLI Sul, as obras deverão iniciar em agosto deste ano com a construção da sede administrativa, já as moegas deverão ser instaladas entre 2025 e 2026 e a substituição das correias de embarque estão previstas para 2027 e 2028. “Nossa expectativa é concluir as obras em 2028, mas pode ocorrer antes, em 2027”, projetou o diretor da CLI Sul, Luís Neves.

Participação

Com o intuito de explicar os impactos dos novos investimentos em superestrutura no Porto de Santos, Neves apontou qual é a participação da CLI no comércio exterior. “Nós somos o maior terminal de açúcar do mundo. A CLI tem aproximadamente 42% de market share (participação de mercado) em Santos, e Santos, por sua vez, tem 75% de market share do Brasil. Então, a gente arredonda que um terço de todas as exportações mundiais passam pelo nosso terminal e o País, hoje, é o maior exportador de açúcar do mundo”.

Sustentabilidade

Luís Neves ressaltou que parte dos investimentos será dedicada à construção de uma subestação de energia elétrica. “Com o aumento da estrutura, o consumo de energia será maior”. Contudo, o executivo adiantou que a companhia já planeja adotar energia renovável em Santos como foi feito no terminal de Itaqui (MA). “Estamos investindo e aumentando a participação de energia eólica na nossa matriz. Nossa intenção é, a partir de 2026, contar 100% com energia de fonte renovável”.

A companhia também afirma que substituirá um dos três shiploaders. “Nós vamos comprar um novo shiploader, com maior capacidade, que nos permitirá carregar os navios mais rápido, aumentando a competitividade do Porto de Santos. Com isso, vamos tornar o Porto de Santos a alternativa mais eficiente para atendimento do Centro-Oeste, principalmente os estados do Mato Grosso e Goiás, e, também, São Paulo, no Sudeste”.

O shiploader mais moderno da CLI no Porto de Santos opera 3 mil toneladas de produtos por hora atualmente.

Pera ferroviária

Neves destacou ainda os benefícios da futura pera ferroviária, em Outeirinhos, cuja construção está a cargo da Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).

“A pera impactará e muito no nosso sistema de descarga, que ficará ainda mais eficiente. Hoje, a locomotiva deixa os vagões, nós movimentamos os vagões e, depois, ela vem buscar. Com a movimentação em pera, a descarga será contínua, sem desconexão dos vagões”.

 

Fonte: A Tribuna Santos Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: Alexsander Ferraz

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário