TST decide que trabalhadores portuários só podem ser contratados via Ogmo | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

TST decide que trabalhadores portuários só podem ser contratados via Ogmo

Mudança na Contratação de Trabalhadores Portuários

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1470 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A recente decisão da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI) – I do Tribunal Superior do Trabalho (TST) trouxe uma mudança significativa para a contratação de trabalhadores portuários no Brasil. A decisão, proferida pelo ministro Hugo Carlos Scheuermann, estabelece que os operadores portuários não podem mais contratar fora do sistema do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), mesmo que haja vagas disponíveis. O critério que agora prevalece é o da exclusividade de contratação dos colaboradores.

O Fundamento da decisão do TST foi baseada em uma análise minuciosa da legislação vigente e dos princípios que regem o setor portuário no Brasil. Segundo o ministro Scheuermann, o Ogmo foi criado e é gerido pelos operadores portuários com o propósito de administrar o fornecimento de mão de obra, além de oferecer treinamento e capacitação profissional aos trabalhadores portuários. Essa atribuição está prevista no artigo 32, incisos I e III, da Lei 12.815/2013, conhecida como a Nova Lei dos Portos.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Portanto, a decisão do TST reforça que os operadores portuários têm os meios necessários para obter mão de obra qualificada dentro do sistema de registro de trabalhadores do Ogmo. Isso significa que a contratação preferencial ou prioritária de trabalhadores cadastrados no Ogmo atende plenamente à disposição legal, que estabelece a contratação exclusiva desses trabalhadores. É importante ressaltar que esse entendimento é respaldado por precedentes da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) da mesma corte.

A decisão do TST tem um impacto significativo não apenas para os operadores portuários, mas também para os trabalhadores portuários e o setor como um todo. Ela visa garantir a padronização e a legalidade das contratações, evitando a ocorrência de situações irregulares.

Antes dessa decisão, alguns operadores portuários contratavam trabalhadores fora do sistema do Ogmo alegando a ausência de profissionais registrados com o perfil desejado pela empresa. No entanto, o TST deixou claro que esse argumento não é mais válido, pois o Ogmo é responsável por gerenciar a disponibilidade de mão de obra e, consequentemente, garantir que os profissionais estejam devidamente qualificados.

Além de restabelecer a exclusividade de contratação via Ogmo, a decisão do TST também teve implicações na esfera da fiscalização e aplicação de multas. Um caso exemplar é o do terminal portuário de Santos, que teve uma multa aplicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A multa, no valor de R$ 461.946,37, foi imposta ao terminal por permitir a realização de trabalho portuário sem utilizar trabalhadores portuários avulsos ou com vínculo empregatício. A fiscalização constatou a presença de 45 trabalhadores em situação irregular nas instalações do terminal, exercendo atividades típicas de capatazia, mesmo não sendo portuários registrados.

A decisão proferida pelo ministro Hugo Carlos Scheuermann tem gerado repercussão, discussões e reflexões dentro do setor portuário. Ela reforça a importância do cumprimento da legislação vigente e da valorização do papel do Ogmo na gestão da mão de obra portuária.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

É fundamental que os operadores portuários estejam cientes das mudanças e ajustem suas práticas de contratação para conformidade com a decisão do TST. Isso não apenas evitará penalidades financeiras, como também contribuirá para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e regulamentado.

A decisão do TST que estabelece a exclusividade de contratação de trabalhadores portuários via Ogmo representa um marco importante no setor portuário brasileiro. Ela reforça a importância da legalidade e da padronização nas contratações, promovendo um ambiente mais transparente e seguro para todos os envolvidos.

É essencial que os operadores portuários estejam cientes dessa decisão e ajustem suas práticas de contratação de acordo com a legislação vigente. Isso não apenas evitará problemas legais, mas também contribuirá para o desenvolvimento sustentável do setor portuário do Brasil.

Lembre-se, o respeito à lei e a busca por melhores práticas são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer setor econômico, e o setor portuário não é exceção.

Direto da redação | Fotos / Divulgação / Créditos: Monumento-Estivador-Santos

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

White Martins fará no Ceará seu maior projeto de hidrogênio verde do Brasil