Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Yara e Bunker Holding fecham acordo para desenvolver mercado de amônia para navios | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Yara e Bunker Holding fecham acordo para desenvolver mercado de amônia para navios

Acordo conecta dois elementos-chave da cadeia de abastecimento

Enviado por: Redação | @jornalportuario
783 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A Yara Clean Ammonia (YCA) e o Bunker Holding Group assinaram na semana passada um Memorando de Entendimento (Mou) para explorar oportunidades de trabalho conjunto no mercado de amônia de baixo carbono.

As empresas querem se posicionar na transição da indústria naval para combustíveis mais sustentáveis com o fornecimento de amônia ao longo das principais rotas comerciais e portos de abastecimento em várias regiões do mundo.

O MoU conecta dois elementos-chave da cadeia de abastecimento para viabilizar a amônia de baixo carbono como combustível de transporte: uma fornecedora global de amônia limpa e o maior fornecedor de bunker em termos de usuários finais.

Derivada do hidrogênio, a amônia de baixo carbono – que inclui a rota azul (produzida a partir do gás natural) e a verde (com base em energia renovável) – oferece uma solução para a descarbonização de setores intensivos, como transporte, geração de energia e agricultura.

Para a YAC, é uma das alternativas mais eficazes para descarbonizar o transporte marítimo. A expectativa é que a partir de 2026, as empresas de navegação expandam o uso desse combustível para reduzir as emissões de CO2, que podem chegar a 100% em todo o ciclo de vida.

Valerie Ahrens, diretora sênior de novos combustíveis e mercados de carbono da Bunker Holding, disse que o grupo pretende desempenhar um papel de liderança na facilitação da descarbonização do setor marítimo.

“Como tal, é vital para nós colaborar com parceiros que possam oferecer ao mercado confiança em escala e segurança no fornecimento de combustíveis de baixo carbono”, comentou.

Corredor de amônia verde
Em abril de 2022, a Yara International e Azane Fuel Solutions assinaram um acordo comercial para estabelecer uma rede de bunkers – combustível de navios – à base de amônia verde na Escandinávia até 2024.

Serão os primeiros terminais operacionais de combustível de amônia do mundo.

A amônia verde é um biocombustível produzido a partir do hidrogênio renovável e capaz de substituir o bunker utilizado pelo transporte marítimo.

Responsável por 3% das emissões globais de CO2, o setor está entre os que terão maior dificuldade em descarbonizar suas atividades.

Os terminais de bunker de amônia serão projetados e construídos pela Azane e entregues à Yara.

A empresa global de fertilizantes planeja aproveitar sua posição para fornecer o combustível livre de carbono à indústria naval. É também uma forma de transportar o hidrogênio, cuja demanda tende a crescer nos próximos anos.

Fonte: epbr | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário