O presidente da Evergreen, Chang Yen-i, alertou que, com o grande número de novas entregas de navios mega-caixa a partir deste ano, os operadores de linha podem ver um retorno das guerras de tarifas pré-pandêmicas, se o consumo não acompanhar o crescimento da capacidade.
Chang falou na celebração do Ano Novo Chinês da Associação Nacional de Armadores da China na quarta-feira.
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A própria Evergreen tem 49 navios de 463.442 TEU em construção, mas o líder de mercado MSC tem a maior carteira de pedidos, com 133 navios de mais de 1,8 milhão TEU sendo construídos, seguido pelo Cosco (884.272 TEU), CMA CGM (816.476 TEU).
Veja abaixo as principais encomendas de navio que estarão chegando ao mercado nos próximos anos:
1° - MSC: Pedido de 133 navios, aumentando sua capacidade em 1,8 milhões de teus.
2° - COSCO: aumentará sua capacidade em 884,27 mil teus
3° - CMA CGM aumentará sua capacidade em 816,47 mil teus
4° - Evergreen aumentará sua capacidade em 463,44 mil teus
O Sr. Chang disse à associação de armadores de fato de Taiwan: “Depois de dois anos de lucros incríveis, a indústria marítima agora enfrenta três desafios. A primeira é a desaceleração do comércio internacional e da economia global; a segunda é a queda no frete de contêineres; e o terceiro, o grande número de novos navios sendo construídos.”
Desde o início do ano, o Shanghai Containerized Freight Index (SCFI) contraiu mais de 2% desde o seu ponto mais alto no início de 2022, com a costa oeste da Ásia-EUA e as rotas da Ásia-Europa caindo mais.
Chang disse: “Se a economia não acompanhar o crescimento da oferta de transporte marítimo, talvez os operadores de linhas marítimas embarquem em uma guerra de preços, que é a situação mais infeliz para nossa indústria, a menos que possamos ajustar significativamente a capacidade. Se a guerra do frete continuar, pode ser difícil para os ganhos do transpacífico, Ásia-Europa e outras rotas importantes escaparem de cair abaixo dos níveis de equilíbrio. Mesmo as pequenas empresas de navegação podem ter prejuízos.
“Se a guerra Rússia-Ucrânia terminar, espera-se que alivie a inflação e a crise de energia e [vai] estimular o mercado a voltar ao consumo normal, que é o mais importante para a indústria naval.”
Chang, um marinheiro mestre qualificado, foi nomeado presidente da Evergreen em outubro de 2020, depois de trabalhar para a empresa por 30 anos.
O presidente da Yang Ming, Cheng Cheng-mount, que também compareceu ao evento, disse aos jornalistas que não havia nenhum sinal forte de recuperação econômica. Ele disse: “Embora a China tenha abandonado sua política de Covid-19 zero e esteja agindo para estabilizar sua economia, podemos ver que a movimentação nos terminais de contêineres não é significativa; as restrições pandêmicas impulsionarão a economia”.
Fonte: Theloadstar | Fotos / Divulgação / Créditos:
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