Copenhaga, Dinamarca – AP Moller - Maersk (Maersk) apresentou resultados financeiros sólidos para 2023, em linha com a nossa orientação financeira para o ano. Embora os volumes tenham aumentado na maioria dos produtos e o forte controlo de custos tenha ajudado a melhorar os resultados, as taxas continuaram a diminuir, especialmente no Oceano. A receita para 2023 foi de US$ 51,1 bilhões, com uma margem EBIT de 7,7% impactada pela queda nas taxas de frete.
2023 - Foi um ano de transição após o extraordinário boom do mercado causado pela pandemia. Garantimos resultados financeiros sólidos, apesar das circunstâncias significativamente alteradas, e estamos bem posicionados para gerir os ventos contrários esperados em 2024. Ao tomar medidas precoces e decisivas para aplicar uma gestão rigorosa de custos, adaptámo-nos à nova realidade. Precisamos de ver mais progressos no negócio da logística para nos alinharmos com os nossos objetivos, à medida que continuamos a impulsionar a nossa transformação e a melhorar a nossa competitividade. O mercado atual continua a apresentar volumes robustos, mas embora a crise do Mar Vermelho tenha causado restrições imediatas de capacidade e um aumento temporário nas tarifas, eventualmente, o excesso de oferta em capacidade de transporte marítimo levará a uma pressão sobre os preços e afetará os nossos resultados. As perturbações contínuas e a volatilidade do mercado enfatizam a necessidade de resiliência da cadeia de abastecimento, confirmando ainda que o caminho da Maersk em direção à logística integrada é a escolha certa para os nossos clientes gerirem eficazmente estes desafios.
A Ocean observou uma forte confiabilidade de cronograma e os esforços contínuos para reduzir custos ajudaram a aliviar os ventos contrários do rápido aumento na oferta. Os resultados financeiros ainda foram fortes devido à forte contenção de custos, mas diminuíram durante o ano, uma vez que as contínuas condições de mercado desafiadoras resultaram em taxas de frete substancialmente mais baixas.
A Logística e Serviços continuou a conquistar novos negócios, mas a redução de stocks no início do ano, seguida de taxas mais baixas, levou a uma diminuição das receitas. A rentabilidade diminuiu em comparação com 2022 e uma maior ênfase na gestão de custos ajudou a proteger as margens e a redefinir a base de custos.
Os terminais continuaram com desempenho estável e garantiram mais um ano muito forte. Apesar de um declínio nas receitas de armazenamento dada a normalização do mercado, a execução diligente em termos de excelência operacional, controlo de custos, aumentos de preços e utilização levou a um retorno sobre o capital investido (ROIC) de 10,5%, acima das metas de médio prazo.
Orientação financeira para 2024
A orientação baseia-se na expectativa de que o crescimento do volume global de contêineres em 2024 ficará na faixa de 2,5% a 4,5% e que a Maersk crescerá em linha com o mercado. Espera-se ainda que os desafios significativos de excesso de oferta na indústria oceânica se materializem plenamente ao longo de 2024. Permanece uma elevada incerteza em torno da duração e do grau da perturbação do Mar Vermelho, com a duração de um trimestre a um ano completo refletida no intervalo de orientação. O carregamento antecipado está previsto para o início de 2024.
Suíça se separa
O Conselho de Administração da Maersk decidiu iniciar uma cisão da actividade de reboque da Maersk, que será isenta de impostos para efeitos fiscais dinamarqueses. As atividades da Svitzer A/S (Svitzer) e suas subsidiárias serão contribuídas para uma nova empresa com a razão social Svitzer Group A/S (Svitzer Group), cujas ações serão distribuídas proporcionalmente aos acionistas da Maersk e deverão ser admitidas para negociação e listagem oficial na Nasdaq Copenhagen A/S (Nasdaq Copenhagen).
Depois de avaliar as diferentes opções para a Svitzer, a Maersk concluiu que a Svitzer, enquanto entidade cotada autónoma, é a melhor opção para a empresa e para a criação de valor a longo prazo para os acionistas da Maersk, oferecendo-lhes a possibilidade de participar no crescimento futuro de uma líder global em reboque com perspectivas de desenvolvimento atraentes. Sujeito à aprovação dos acionistas da Maersk em uma AGE no final de abril, o primeiro dia previsto de negociação e listagem oficial das ações do Grupo Svitzer na Nasdaq Copenhagen é 30 de abril de 2024.
Distribuição de dinheiro aos acionistas
Uma distribuição total de dinheiro aos acionistas de 771 milhões de dólares provenientes de recompras de ações ocorreu durante o quarto trimestre de 2023. Para o ano inteiro, a distribuição de dinheiro foi de 3,1 mil milhões de dólares.
Dada a elevada incerteza, o Conselho de Administração decidiu suspender imediatamente o programa de recompra de ações, com um reinício a ser revisto assim que as condições de mercado na Ocean se estabilizarem.
O Conselho de Administração propõe um dividendo aos acionistas para 2023 de 515 DKK por ação de 1.000 DKK, correspondente a 30% do resultado líquido subjacente de acordo com a política de dividendos da empresa.
Fonte: AP Moller-Maersk Press Reliase/Assessora de Imprensa | Foto: Divulgação / Créditos:
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