AP Moller - Maersk apresentou resultados financeiros sólidos em 2023 em um ambiente difícil | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

AP Moller - Maersk apresentou resultados financeiros sólidos em 2023 em um ambiente difícil

A receita para 2023 foi de US$ 51,1 bilhões

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1007 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Copenhaga, Dinamarca – AP Moller - Maersk (Maersk) apresentou resultados financeiros sólidos para 2023, em linha com a nossa orientação financeira para o ano. Embora os volumes tenham aumentado na maioria dos produtos e o forte controlo de custos tenha ajudado a melhorar os resultados, as taxas continuaram a diminuir, especialmente no Oceano. A receita para 2023 foi de US$ 51,1 bilhões, com uma margem EBIT de 7,7% impactada pela queda nas taxas de frete.

 

2023 - Foi um ano de transição após o extraordinário boom do mercado causado pela pandemia. Garantimos resultados financeiros sólidos, apesar das circunstâncias significativamente alteradas, e estamos bem posicionados para gerir os ventos contrários esperados em 2024. Ao tomar medidas precoces e decisivas para aplicar uma gestão rigorosa de custos, adaptámo-nos à nova realidade. Precisamos de ver mais progressos no negócio da logística para nos alinharmos com os nossos objetivos, à medida que continuamos a impulsionar a nossa transformação e a melhorar a nossa competitividade. O mercado atual continua a apresentar volumes robustos, mas embora a crise do Mar Vermelho tenha causado restrições imediatas de capacidade e um aumento temporário nas tarifas, eventualmente, o excesso de oferta em capacidade de transporte marítimo levará a uma pressão sobre os preços e afetará os nossos resultados. As perturbações contínuas e a volatilidade do mercado enfatizam a necessidade de resiliência da cadeia de abastecimento, confirmando ainda que o caminho da Maersk em direção à logística integrada é a escolha certa para os nossos clientes gerirem eficazmente estes desafios.

Vicente Clerc

CEO da AP Moller-Maersk

 

A Ocean observou uma forte confiabilidade de cronograma e os esforços contínuos para reduzir custos ajudaram a aliviar os ventos contrários do rápido aumento na oferta. Os resultados financeiros ainda foram fortes devido à forte contenção de custos, mas diminuíram durante o ano, uma vez que as contínuas condições de mercado desafiadoras resultaram em taxas de frete substancialmente mais baixas.

A Logística e Serviços continuou a conquistar novos negócios, mas a redução de stocks no início do ano, seguida de taxas mais baixas, levou a uma diminuição das receitas. A rentabilidade diminuiu em comparação com 2022 e uma maior ênfase na gestão de custos ajudou a proteger as margens e a redefinir a base de custos.

Os terminais continuaram com desempenho estável e garantiram mais um ano muito forte. Apesar de um declínio nas receitas de armazenamento dada a normalização do mercado, a execução diligente em termos de excelência operacional, controlo de custos, aumentos de preços e utilização levou a um retorno sobre o capital investido (ROIC) de 10,5%, acima das metas de médio prazo.

Orientação financeira para 2024

A orientação baseia-se na expectativa de que o crescimento do volume global de contêineres em 2024 ficará na faixa de 2,5% a 4,5% e que a Maersk crescerá em linha com o mercado. Espera-se ainda que os desafios significativos de excesso de oferta na indústria oceânica se materializem plenamente ao longo de 2024. Permanece uma elevada incerteza em torno da duração e do grau da perturbação do Mar Vermelho, com a duração de um trimestre a um ano completo refletida no intervalo de orientação. O carregamento antecipado está previsto para o início de 2024.

Suíça se separa

O Conselho de Administração da Maersk decidiu iniciar uma cisão da actividade de reboque da Maersk, que será isenta de impostos para efeitos fiscais dinamarqueses. As atividades da Svitzer A/S (Svitzer) e suas subsidiárias serão contribuídas para uma nova empresa com a razão social Svitzer Group A/S (Svitzer Group), cujas ações serão distribuídas proporcionalmente aos acionistas da Maersk e deverão ser admitidas para negociação e listagem oficial na Nasdaq Copenhagen A/S (Nasdaq Copenhagen).

Depois de avaliar as diferentes opções para a Svitzer, a Maersk concluiu que a Svitzer, enquanto entidade cotada autónoma, é a melhor opção para a empresa e para a criação de valor a longo prazo para os acionistas da Maersk, oferecendo-lhes a possibilidade de participar no crescimento futuro de uma líder global em reboque com perspectivas de desenvolvimento atraentes. Sujeito à aprovação dos acionistas da Maersk em uma AGE no final de abril, o primeiro dia previsto de negociação e listagem oficial das ações do Grupo Svitzer na Nasdaq Copenhagen é 30 de abril de 2024.

Distribuição de dinheiro aos acionistas

Uma distribuição total de dinheiro aos acionistas de 771 milhões de dólares provenientes de recompras de ações ocorreu durante o quarto trimestre de 2023. Para o ano inteiro, a distribuição de dinheiro foi de 3,1 mil milhões de dólares.

Dada a elevada incerteza, o Conselho de Administração decidiu suspender imediatamente o programa de recompra de ações, com um reinício a ser revisto assim que as condições de mercado na Ocean se estabilizarem.

O Conselho de Administração propõe um dividendo aos acionistas para 2023 de 515 DKK por ação de 1.000 DKK, correspondente a 30% do resultado líquido subjacente de acordo com a política de dividendos da empresa.

 

Fonte:  AP Moller-Maersk Press Reliase/Assessora de Imprensa  | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Brasil busca Certificação Internacional de Modelos de Gestão do Trabalho Portuário na Europa