Nesta semana o Canadá deu um passo significativo rumo à sustentabilidade e inovação. Em Quebec foi entrou em teste o primeiro trem movido a hidrogênio do país. Cem passageiros embarcaram na primeira viagem do modelo Coradia iLint, fabricado pela Alstom.
Partindo da estação de Parc de la Chute-Montmorency, o trem percorreu 90 quilômetros até Baie-Saint-Paul, atravessando a Reserva da Biosfera Charlevoix, ao longo do rio São Lourenço, na primeira viagem impulsionada a hidrogênio na América do Norte. O trem conta com células de combustível que geram sua própria energia e é alimentado por hidrogênio verde. O combustível é produzido pela Harnois Énergies.
“A tecnologia de hidrogênio oferece uma alternativa ao diesel e demonstra nossa capacidade de fornecer soluções de mobilidade mais sustentáveis para nossos clientes, agências e operadoras, bem como passageiros. Também fornecerá uma vitrine extraordinária para o ecossistema de hidrogênio verde de Quebec, que está em desenvolvimento”, diz Michael Keroullé, presidente da Alstom Américas.
Segundo a Alstom, os trens Coradia iLint oferecem desempenho de aceleração e frenagem comparáveis aos veículos tradicionais, mas sem as emissões poluentes. As primeiras unidades começaram a operar na região da Baixa Saxônia, Alemanha, em 2022, embora o projeto e os testes ocorram desde 2016.
O trem já fez viagens experimentais em oito países europeus. A Alstom tem contratos na Alemanha, Itália e França, e 41 composições estão encomendadas por clientes europeus.
Após o Canadá, o novo trem deverá percorrer trechos dos Estados Unidos.
Fonte: Money Report | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: