No dia 11 de Janeiro último a empresa espacial OrienSpace da China, a startup chinesa Orienspace lançou com sucesso o foguete comercial Gravity-1 Y-1 no mar próximo a Haiyang, Shandong. O foguete colocou os satélites Yunyao-1 No. 18-20 em suas órbitas predeterminadas, de acordo com relatos da mídia estatal. A decolagem ocorreu do convés de um navio tipo heavy load semi submersível.
O fato ocorreu no Mar Amarelo, próximo a costa, presenciado por milhares de espectadores. Este Foguete é o maior já construído com combustível sólido, tem 30 metros, pesa 405 toneladas, e com força de lançamento para 600 toneladas, é o maior do tipo com combustível sólido (hydroxyl-terminated polybutadiene HTPB propellant).
O Gravity - 1 colocou em órbita 3 satélites meteorológicos para serviço Chinês, a OrienSpace é uma startup Chinesa formada por ex funcionários da agência espacial Chinesa, e é a quinta empresa comercial deste ramo a lançar foguetes espaciais. Segundo a OrienSpace o Gravity - 1, poderá por órbita 30 satélites de baixa e média altitude com até 100 kg cada 1(acima dos 500 km de altitude).
O Gravity-1 é um dos foguetes comerciais domésticos chineses mais potentes, com uma capacidade de carga de 4 toneladas/500km em Órbita Síncrona com o Sol (SSO). Seu primeiro voo, desafiador por ser um lançamento no mar, representa mais um avanço na inovação independente da China em foguetes de propelente sólido. Isso amplia a capacidade da China para lançamentos diversos e em larga escala em órbitas terrestres médias e baixas.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: