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Como o fim da aliança 2M da Maersk e MSC vai abalar o transporte marítimo

Especialistas dizem que a divisão pode levar a mudanças de capacidade e taxas mais baixas à medida que a competição por clientes esquenta.

Enviado por: Redação | @jornalportuario
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O fim de uma aliança marítima entre duas das maiores linhas de contêineres do mundo pode abrir caminho para mais concorrência e taxas mais baixas no transporte marítimo.

Maersk e MSC disseram no mês passado que não continuariam sua aliança 2M quando ela expirasse em 2025. O acordo de compartilhamento de embarcações, que começou em 2015 e gerou uma onda de consolidação no setor, permitiu que as duas empresas gerenciassem melhor a capacidade reunindo carga.

Embora a aliança 2M tenha atraído o escrutínio dos reguladores federais sobre possíveis questões anticompetitivas, as operadoras dizem que decidiram encerrar o contrato enquanto buscam estratégias individuais. A Maersk, por exemplo, investiu pesadamente para expandir além do transporte marítimo e se tornar um fornecedor de ponta a ponta da cadeia de suprimentos.

Especialistas dizem que o fim da 2M pode levar a mudanças de capacidade e levar outras operadoras a repensar suas alianças. Aqui está o que os transportadores podem esperar do fim da maior aliança de transporte marítimo do mundo.

A separação pode afetar as taxas, a capacidade

É provável que o final de 2M leve a algumas mudanças de curto prazo na capacidade e no preço.

Espera-se que a separação aumente a concorrência das transportadoras marítimas e faça com que outras empresas repensem suas alianças, escreveu Lars Jensen, CEO e sócio da Vespucci Maritime, em um e-mail para a Supply Chain Dive. 

O aumento da concorrência pode levar a taxas mais baixas. Assim que a aliança terminar, os transportadores poderão escolher entre Maersk, MSC ou outra transportadora - o que pode levar as transportadoras a brigar por clientes. 

“No curto prazo (ou seja, 2023), isso significará maior pressão competitiva entre as operadoras, o que resulta em taxas mais baixas do que seriam de outra forma”, disse Jensen. 

Essas taxas mais baixas, no entanto, podem ocorrer às custas de um serviço mais volátil e de um maior número de viagens em branco, acrescentou. 

A separação da MSC e da Maersk também pode levar outras operadoras a repensar suas alianças, o que afetaria ainda mais as tarifas e a capacidade. 

“Outras operadoras globais estarão olhando para o cenário em mudança e considerarão se suas próprias associações de alianças atuais são a coisa certa para elas a longo prazo”, disse Jensen.

Caminhos  separados da Maersk e MSC

Desmembrar a 2M também significa que a Maersk se tornará um player significativamente menor na indústria oceânica. Um relatório da Sea-Intelligence descobriu que, após a aliança, a Maersk terá uma capacidade operacional compatível com as transportadoras de nicho combinadas.

 

Participação no mercado de capacidade transpacífica após a entrega da carteira de pedidos Sea-Inteligência

O abalo na indústria de transporte marítimo ocorre quando a Maersk segue uma estratégia de posicionamento da empresa como fornecedora de cadeia de suprimentos de ponta a ponta. A empresa adquiriu várias empresas de logística ao longo dos anos em áreas como atendimento e transporte rodoviário.

Fonte: JornalPortuario.com | Fotos / Divulgação / Créditos:

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