Conheça as barreiras que são a aposta de Veneza contra elevação do nível do mar | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Conheça as barreiras que são a aposta de Veneza contra elevação do nível do mar

Projeto levou quase quatro décadas para ser construído

Enviado por: Luiz C Oliveira
648 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Uma ilha de 144 mil metros quadrados em Veneza pode parecer curiosa à primeira vista, mas pode ser a solução para proteger uma das regiões mais frágeis do mundo. A construção, que demorou quase quatro décadas para ser construída, abrange o Mar Adriático e a lagoa veneziana e é como um sistema de barreiras que pode salvar a cidade flutuante das inundações, agora ainda mais frequentes pelo aquecimento global e elevação do nível do mar.

As barreiras gigantes tem cerca de 20 a 30 metros de comprimento e 20 metros de largura, mas no dia a dia, ninguém as vê. Isso porque elas ficam no fundo do mar e só são erguidas quando há o risco de inundação.

A ilha ainda não tem nome, mas fica localizada entre a península de Cavallino-Treporti - que se estende no continente italiano em torno da lagoa veneziana - e a ilha Lido, um banco de areia gigante que bloqueia a maior parte do centro histórico de Veneza, a partir do Mar Adriático.

O sistema de barreiras leva o nome de MOSE (Modulo Sperimentale Elettromeccanico) e era para ter começado suas obras em 1984, mas sofreu atrasos por corrupção e desvio de dinheiro. Assim, o projeto só teve início em 2009, com a última "barbatana" instalada em junho de 2019.

Siga-nos

Após o receio de que nunca ficaria pronto, em 2020 o projeto mostrou seu poder, quando Veneza foi atingida por uma maré excepcionalmente alta, de 135 centímetros. Em uma situação normal, esse evento climático teria levado cerca de metade da cidade a ficar debaixo d'água, mas graças às barreiras, nada aconteceu.

Essa foi a primeira vez que o MOSE foi usado em condições climáticas adversas. Na época, um veneziano disse à CNN que se tratava de um momento "histórico, como o primeiro passo de Armstrong na lua". Depois disso o sistema já foi utilizado outras 33 vezes: 13 em 2020 e 20 em 2021. Geralmente, é ativado no período de inundação, que acontece de outubro a março.

Fonte: umsoplaneta Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: barreira veneza — Foto: Getty Images

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Brasil busca Certificação Internacional de Modelos de Gestão do Trabalho Portuário na Europa