A CSAV (Companhia Sud Americana de Vapores), empresa de transporte marítimo mais antigas do mundo estabelecida no porto de Valparaíso, no Chile, encerrou 2022 - ano em que completou 150 anos - com lucro de US$ 5.563 milhões, alcançando assim o melhor resultado de sua história. Além disso, o processo de simplificação da estrutura societária com o fechamento de subsidiárias foi concluído no período, gerando um efeito positivo de imposto diferido de US$ 238,8 milhões.
Os resultados foram impulsionados pelo bom desempenho da Hapag-Lloyd, onde a empresa detém 30% do capital. Esta companhia de navegação reportou em 2022 um Ebitda de US$ 20.474 milhões, um Ebit de US$ 18.467 milhões e lucros de US$ 17.959 milhões.
“Foi um ano excepcional para a CSAV e para o setor, pois em decorrência das interrupções na cadeia logística e do aumento da demanda por bens de consumo, houve um aumento significativo nas tarifas de frete que explicam esse resultado. As mesmas interrupções também geraram aumentos significativos nos custos operacionais. Então, a partir do segundo semestre e, principalmente devido ao menor congestionamento na cadeia logística, foi liberado um volume relevante de estoque que estava preso no congestionamento, o que por sua vez gerou menor demanda para o transporte de cargas, aguardando a normalização dos estoques globais, gerando uma dinâmica competitiva que produziu uma queda acentuada nos fretes spot”, disse o gerente-geral da CSAV, Óscar Hasbún.
Diante desse cenário, a Hapag-Lloyd atualizou a perspectiva de resultados para 2023, que considera um Ebitda entre US$ 4,300 milhões e US$ 6,500 milhões e um EBIT entre US$ 2,100 milhões e US$ 4,300 milhões.
Além disso, das comemorações do 150º aniversário da criação da CSAV e do 175º aniversário da Hapag-Lloyd, as aquisições pela Hapag-Lloyd da Deutsche Afrika-Linien e as compras em portos e infraestrutura, como 49% na Spinelli Group e 100% dos negócios de terminal e logística da SM SAAM. Além disso, em janeiro de 2023, foi anunciada a compra de 35% da JM Baxi, empresa com terminais e infraestrutura logística na Índia.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: