As condições de seca que resultaram em um enorme engarrafamento no Canal do Panamá levaram à sua extensão por pelo menos mais dez meses, indicando que as compras de fim de ano serão afetadas à medida que as embarcações rastejam pelo canal.
De acordo com novos dados compartilhados recentemente com o Insider pela startup de visibilidade da cadeia de suprimentos Project44, o tempo de espera para embarcações não reservadas com o canal saltou para 280% desde junho deste ano.
Antes levava cerca de dois dias e meio para passar pelo Canal do Panamá, mas agora os navios estão levando uma semana a mais para passar, com uma média de nove dias e meio de viagem.
Como as embarcações estão demorando mais para passar pelo corpo d'água, os embarques atrasados provavelmente estragarão os planos de compras de fim de ano.
De acordo com o Insider, os regulamentos de seca para o Canal do Panamá foram estendidos por pelo menos dez meses, indicando que as restrições afetarão as compras de fim de ano este ano, disse Jenna Slagle, analista sênior de dados associada ao Project44.
Slagle disse que este é o auge da alta temporada de remessas – quando os varejistas aumentam o envio, antecipando o aumento da demanda com a temporada de compras de fim de ano.
Slagle acrescentou que já existem "restrições severas" sobre o número de navios que podem passar pelo canal e a quantidade de carga que uma embarcação pode transportar, acabando em um tempo de espera colossal para navegar, especialmente para navios sem reservas adequadas.
O Projeto 44 mencionou que os atrasos estão caindo sobre os navios sem agendamento de consultas com a Autoridade do Canal do Panamá. Os transportadores que estão familiarizados com o canal, agendam compromissos de forma proativa e mantêm canais de comunicação robustos com o canal estão experimentando menos interrupções do que aqueles que usam a rota com pouca frequência, explicou a organização.
Slagle acrescentou que, à medida que os navios atrasados chegam gradualmente ao destino pretendido, esperamos experimentar efeitos a jusante nas compras de fim de ano com itens fora de estoque.
Além disso, a Autoridade do Canal do Panamá também pode colocar um preço alto em navios que navegam pelo canal, de modo que os carregadores podem precisar usar barcos relativamente menores para transportar mercadorias. De qualquer forma, os preços mais altos dos navios significam taxas mais altas para os itens que eles trazem para a área, de acordo com Slagle.
O aumento global dos custos de transporte poderia ser repassado aos consumidores, elevando as taxas de bens e serviços dependentes do canal marítimo crucial, de acordo com Slagle.
O tráfego do Canal do Panamá pode ser elaborado para condições imprevistas no Panamá. O canal também depende da água da chuva para se reabastecer. No entanto, a falta de chuva no verão tornou mais difícil para as embarcações passarem.
Referências: Business Insider India, ABC News
Fonte: Marine Insight | Fotos / Divulgação / Créditos: SAIC motor
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