A Evergreen Marine Corp (EMC) está prestes a ultrapassar a Hapag-Lloyd como a quinta maior operadora de linhas marítimas, tendo finalizado pedidos para duas dúzias de novos navios de 16.000 TEU de combustível duplo com metanol.
Em registros à Bolsa de Valores de Taiwan ontem à noite, a operadora de linha de Taiwan disse que sua subsidiária registrada em Cingapura, a Evergreen Marine (Ásia), encomendou 16 dos navios da Samsung Heavy Industries na Coréia do Sul, enquanto os outros oito navios serão construídos por Estaleiro Nihon do Japão.
A EMC disse que o valor total do contrato varia de US$ 4,32 bilhões a US$ 5,04 bilhões, chegando a US$ 180 milhões a US$ 210 milhões por embarcação.
Um prazo de entrega não foi declarado, mas os navios tem prazo de dois a três anos para construir navios, o que significa que as entregas seriam entre 2025 e 2026.
Antes dos últimos pedidos, a EMC tinha 48 navios de 456.650 teu em construção.
As novas encomendas levariam o oleoduto da Evergreen a 840.650 TEU, abrindo caminho para a transportadora taiwanesa ultrapassar a Hapag-Lloyd. A frota em serviço da Evergreen é de 1,67 milhões de TEU, incluindo 952.160 TEU de navios próprios.
Em comparação, a frota atual da Hapag-Lloyd totaliza 1,86 milhão de TEU, incluindo 1,15 milhão de TEU próprios.
A transportadora alemã tem 15 navios de 312.304 TEU em construção. Supondo que a Hapag-Lloyd não encomende mais navios, ela terá 2,17 milhões de TEU quando os novos navios forem entregues, enquanto a EMC terá 2,51 milhões de TEU depois que seus novos navios entrarem em serviço.
O gerente geral da EMC, Eric Hsieh, disse em ocasiões recentes que está otimista de que a demanda se recuperará e que as regulamentações ambientais mais rígidas exigirão um vapor lento.
A Alphaliner observou que a EMC tem sido muito conservadora quando se trata de combustíveis alternativos, como GNL ou metanol.
Tanto a frota em serviço quanto a carteira de pedidos anterior consistem inteiramente em navios com propulsão convencional.
As novas construções mais recentes podem ser implantadas na via Ásia-Mediterrâneo ou Ásia-Costa Leste dos EUA.
No mês passado, a EMC recebeu um navio de tamanho semelhante, o Ever Max, da Samsung HI e o designou para o circuito AWE2 Ásia-Costa Leste dos EUA.
Todo o Mar Mediterrâneo se tornará uma área de controle de emissões a partir de 2025, tornando os navios movidos a metanol apropriados para implantação lá.
Fonte: The Loadstar | Fotos / Divulgação / Créditos: Evergreen
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