A carteira de encomendas recorde está prestes a atingir 1.000 navios, com o mercado de contêineres claramente ultrapassando seu pico, e ainda assim as discussões estão em andamento para outra série de novas construções.
A Alphaliner está relatando que pelo menos três das 10 principais transportadoras estão perto de anunciar pedidos em estaleiros asiáticos.
A Evergreen Marine está negociando uma série de navios na faixa de tamanho de 15.000 a 17.000 teu com corretores sugerindo que a transportadora taiwanesa está atrás de 10 navios firmes com até 10 opções.
A transportadora compatriota Yang Ming está no mercado para cinco navios firmes de 15.000 TEU com opções para mais cinco. A Yang Ming se destaca entre as 10 maiores transportadoras da atualidade por não ter nenhum navio encomendado.
Finalmente, a CMA CGM da França está cotada para dobrar seu pedido original de seis navios que assinou com a Dalian Shipbuilding Industry Co (DSIC) em junho para embarcações movidas a metanol de 15.000 TEU.
“Caso todos os pedidos relatados sejam concluídos nas próximas semanas, eles aumentarão a carteira global de pedidos de embarcações para cerca de 8 milhões de TEU – cerca de 34% da capacidade atual da frota de celulares”, afirmou a Alphaliner em seu último relatório semanal.
Proprietários de navios-tanque, ansiosos para aumentar suas frotas antes do que muitos veem como uma corrida de touros prolongada, ficarão horrorizados com esta última conjectura de pedidos de transatlânticos. Proprietários de contêineres e movimentadores e agitadores de GNL dominaram os pedidos nos últimos dois anos, ocupando a maior parte dos slots disponíveis nos principais estaleiros do mundo até 2025.
Outros pedidos de contêineres chegam em um momento em que muitos especialistas estão questionando como o setor absorverá a carteira de pedidos recorde com entrega prevista para os próximos dois anos em meio ao crescimento da demanda silenciosa projetada.
“Por muitos anos, o comércio de contêineres foi o segmento de comércio marítimo de crescimento mais rápido, mas em 2022 está projetado para expandir em 1,2% morno, e mesmo isso pode ser otimista. Espera-se que o comércio marítimo seja desacelerado por ventos contrários macroeconômicos e pressões inflacionárias que restringem os gastos do consumidor e por bloqueios e desenvolvimentos induzidos pela pandemia na economia da China. Também pode haver alguma normalização da demanda, à medida que os gastos do consumidor voltam mais aos serviços ”, alertou um novo relatório das Nações Unidas no final do mês passado, prevendo um crescimento de contêineres de apenas 1,9% no próximo ano.
Fonte: splash247 | Foto: Divulgação
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