Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Família mais rica da América do Sul dobra fortuna em 5 anos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Família mais rica da América do Sul dobra fortuna em 5 anos

Com 'pior negócio'

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1297 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A família Luksic, a mais rica da América do Sul, com uma fortuna combinada de cerca de US$ 25 bilhões, está colhendo os benefícios de uma aposta no transporte marítimo global e na logística portuária, mais de uma década depois de ter entrado pela primeira vez na indústria e participar de uma fusão classificada por analistas como o "pior investimento da história" do grupo.

Um investimento inicial em 2011 da holding Quinenco SA na empresa de transporte marítimo chilena CSAV (Compania Sud Americana de Vapores SA) foi visto com ceticismo por analistas e investidores após registrar inicialmente grandes perdas.

A família interveio para contribuir com mais da metade de uma captação de capital de US$ 1,2 bilhão em 2012, e os executivos tiveram que negociar isenções com bancos e detentores de títulos para separar sua frota de rebocadores.

A Quinenco aumentou progressivamente sua participação na CSAV, que fechou um acordo de fusão em 2014 com a Hapag-Lloyd, sediada em Hamburgo, na Alemanha. Agora, a CSAV possui 30% do quinto maior transportador marítimo do mundo, e a bonança impulsionada pela pandemia na indústria, causada por cadeias de suprimentos congestionadas e pela elevação de taxas de frete, rendeu um lucro muito grande.

"Alguns analistas descreveram a operação como o pior investimento na história do grupo", disse o presidente Andronico Mariano Luksic Craig no relatório anual de 2022. "Os primeiros anos foram, de fato, bastante difíceis. Sucessivos aumentos de capital e anos de prejuízos, além de uma década sem dividendos, não diminuíram nossa convicção de que os resultados a longo prazo seriam obtidos. E assim foi", destacou.

Em 2022, a Hapag-Lloyd obteve um lucro de quase 17 bilhões de euros (cerca de R$ 89,25 bilhões, no câmbio atual) com uma receita de 34,5 bilhões de euros (R$ 181,12 bilhões). Isso resultou em um dividendo de 63 euros por ação, totalizando 11 bilhões de euros, aprovado na assembleia geral anual em maio.

A CSAV obteve um lucro de US$ 5,6 bilhões no ano passado, principalmente devido à sua participação na gigante do transporte marítimo. A parte da Quinenco nesses ganhos representou mais de 90% de sua renda líquida no período e 81% dos dividendos, conforme mostra o relatório anual.

As participações dos Luksics são complexas - a família possui 83% da Quinenco, que por sua vez tem 66,5% da CSAV, que acumula 30% da Hapag-Lloyd - mas está claro que a aposta no transporte marítimo tem sido frutífera. Desde que a fusão entre CSAV e Hapag-Lloyd, a Quinenco gerou um retorno de 322%, incluindo dividendos, em comparação com um ganho de 60% para o índice de ações local do Chile.

Fortuna da família

A família, que também controla a mineradora de cobre Antofagasta Plc., viu sua fortuna quase dobrar nos últimos cinco anos, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg, impulsionada em grande parte pelo lucro obtido com o transporte marítimo.

Eles se juntam a outros magnatas globais do setor - dos Saades a Gianluigi Aponte - que se beneficiaram da expansão e das altas taxas de frete durante a pandemia. Essa riqueza agora está propiciando um amortecedor à medida que as taxas caem e um excesso de novos navios sai das linhas de produção.

Em 2023, a SM SAAM SA, controlada pela Quinenco, que possui operações de rebocadores e transporte aéreo de carga, concluiu a venda de cerca de US$ 1 bilhão em ativos portuários para a Hapag-Lloyd.

Os contêineres são parte importante do comércio global; são eles que carregam peças, partes de produtos e mercadorias prontas entre os portos de países por todo o mundo  

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

O tamanho do império

A Quinenco foi fundada em 1957 pelo patriarca Andronico Luksic Abaroa como fabricante de suportes de madeira para túneis subterrâneos. Desde então, diversificou-se nos setores financeiro, bebidas, cabos de cobre, combustível e logística.

Ele opera uma joint venture com a Citigroup Inc. para controlar o Banco de Chile e possui uma parceria com a Heineken NV para seus negócios de cerveja, vinho e engarrafamento na América Latina, sob a empresa Cia Cervecerias Unidas SA.

A holding também possui uma participação de quase 30% na empresa francesa de energia Nexans SA e opera postos de combustível no Chile, nos Estados Unidos e no Paraguai.

Grupo da família Luksic tem participação em ações da Heineken - Justin Sullivan/Getty Images/AFP

O maior ativo da família Luksic é sua participação de US$ 12 bilhões na Antofagasta.

Após a morte de Andronico em 2005, seus filhos Andronico, Guillermo e Jean-Paul se dividiram na administração do grupo.

Hoje, Andronico, 69, é presidente da Quinenco e Jean-Paul, 59, é presidente da Antofagasta. Guillermo, que estava ativamente envolvido nos negócios, morreu em 2013.

Com reportagem adicional de Jack Witzig

Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos: Empresário chileno Andrónico Mariano Luksic Craig, presidente da empresa Quiñenco - Andrônico no X (ex-Twitter)

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário