O líder dos Houthis do Iémen, Abdul Malik al-Houthi, disse, citado pela Reuters, esta quinta-feira que as operações do grupo contra navios vão aumentar para impedir que os navios aliados a Israel passem pelo Oceano Índico em direção ao Cabo da Boa Esperança.
“A nossa principal batalha é impedir que os navios ligados ao inimigo israelita atravessem não só o Mar Arábico, o Mar Vermelho e o Golfo de Aden, mas também o Oceano Índico em direção ao Cabo da Boa Esperança. Este é um passo importante e já começámos a implementar as nossas operações “, disse al-Houthi num discurso transmitido pela televisão.
O grupo alinhado tem atacado navios no Mar Vermelho e no Golfo de Aden desde novembro, obrigando os navios a mudar de rota para viagens mais longas e mais caras em torno do sul de África, no que dizem ser uma campanha de solidariedade com os palestinianos durante a guerra de Israel contra o Hamas em Gaza.
Os ataques sucessivos dos Houthis já causaram fatalidades e já fizeram afundar um navio graneleiro. Apesar dos ataques dos EUA e Reino Unido a alvos rebeldes, não tem travado a intensidade. Alemanha, França, Itália e Grécia tem unidades da Marinha na região no âmbito da Operação de Defesa ASPIDES.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: