Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Maersk avança na corrida da descarbonização em todas as frentes de negócios | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Maersk avança na corrida da descarbonização em todas as frentes de negócios

Ainda na área de transporte marítimo, a empresa de cabotagem do grupo

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2049 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

As diferentes empresas da A.P. Moller – Maersk, conglomerado de negócios de transporte e logística de origem dinamarquesa, estão atuando para diminuir as emissões. O grupo tem uma estratégia bem definida de transição energética com meta de ser net zero, em todas as operações, até 2040. De acordo com ECSA Sales Director da Maersk, Maurício Mei, a atuação ocorre em três principais frentes: transporte marítimo, terrestre e terminais.

Segundo o executivo, no segmento marítimo a empresa conta com o projeto Alternative Maritime Power (AMP), que prevê que cinco navios da classe Aliança Explorer sejam conectados a uma fonte de energia do terminal. “Com isso, não será mais necessário manter o motor ligado durante o tempo em que o navio estiver atracado, reduzindo as emissões”, explica.

Ainda na área de transporte marítimo, a empresa de cabotagem do grupo, a Aliança, também conta com o projeto Barcaças ATBs oceânicas. Com investimento de R$ 300 milhões, as embarcações estão sendo construídas pelo Estaleiro Rio Maguari, em Belém (PA). Essas são as duas primeiras barcaças desse tipo para transporte de contêineres do Brasil, com motores principais que poderão, no futuro, serem movidos a combustíveis verdes, como metanol e etanol.

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

“Cada uma delas conta com empurrador e prevê o transporte de 700 TEU. Previstas para serem entregues em 2025, as barcaças serão utilizadas por uma questão de calado e terão capacidade de substituir o transporte rodoviário em alguns trechos”, diz Mei.

Mundialmente, como parte da iniciativa “All the way to zero”, a empresa já conta com dois navios de contêineres com motores biometanol: o Laura Maersk (capacidade de 2.100 TEU), lançado em setembro de 2023 e que atende clientes no Mar Báltico, e o Ane Maersk (capacidade de 16.592 TEU), que em fevereiro deste ano entrou em serviço na cadeia AE7, que liga a Ásia e a Europa. “Atualmente, já temos 25 navios porta-contêineres com motores biocombustíveis encomendados”.

Siga-nos

 

No segmento de transporte rodoviário no Brasil, a empresa está conduzindo um projeto com uso de 100% caminhões elétricos no transporte de cargas entre São Paulo e São Bernardo do Campo e num trecho entre o porto de Itapoá e a cidade Araquari, em Santa Catarina. “Essas operações estão atendendo o setor automotivo”.

Operação portuária e armazenagem

O executivo que a APM Terminals tem como meta implantar equipamentos elétricos em todos os seus terminais no país. Espera-se que tenham uma redução de 70% nas emissões até 2030, em relação à linha de base de 2020, incluindo a nova unidade no Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) – que será o primeiro da América Latina 100% eletrificado, com infraestrutura moderna e iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária, como um sistema completo de gestão ambiental e de resíduos e tratamento de águas residuais.

Com investimento de aproximadamente R$ 1,6 bilhão na primeira fase, o terminal pernambucano terá uma área de cerca de 50 hectares e capacidade inicial de movimentar, anualmente, 400 mil TEU.

Na parte de armazenagem, a empresa conta com Centro de Distribuição de Cajamar (SP), que tem 19,4 mil m² e é certificação LEED Platinum (liderança em design de energia e meio ambiente). A unidade tem painéis solares, sistemas de recuperação de água da chuva e gerenciamento de resíduos, isolamento térmico e equipamentos elétricos para manuseio de material, como empilhadeiras com bateria de lítio.

Adicionalmente, segundo Mei, o Centro de Pesquisas da Dinamarca tem feito estudos com biometanol e outras alternativas para chegar à emissão zero. “O mercado está exigindo energia limpa. Muitos clientes já estão super estruturados e muitos pagam mais caro se os valores forem semelhantes”, resume Mei.

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário