Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Européia, será a madrinha do novo navio feeder da Maersk, o primeiro porta-contêineres do mundo navegando com metanol verde.
A embarcação será nomeada em uma cerimônia em Copenhague em 14 de setembro, onde chegará em sua viagem inaugural, antes de seguir para sua rota operacional regular no Mar Báltico. O navio tem 172 metros, bandeira dinamarquesa, 2.100 TEUs e é considerado um marco importante para os planos da Maersk de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em 2040 em todas as áreas de negócio da companhia.
“Apenas alguns anos atrás, este navio icônico era uma visão. Agora é uma realidade e estamos honrados que Ursula von der Leyen tenha aceitado ser sua madrinha. A Comissão Europeia, e especialmente o seu presidente, têm sido fundamentais para orientar o continente europeu para um futuro ambicioso e verde. A nossa nova embarcação é um exemplo concreto das transformações que as políticas da UE estão a apoiar. Esta é realmente a personificação do negócio verde em ação ”, disse Vincent Clerc , CEO da AP Moller – Maersk.
O navio feeder foi lançado em 4 de abril no Hyundai Mipo Dockyard da Coréia do Sul e está passando por retoques finais antes de ser entregue.
A Maersk acrescentou que o navio fornecerá experiência operacional real para os marítimos da empresa que lidam com os novos motores e usam metanol verde como combustível, enquanto a empresa se prepara para receber uma frota de novos navios grandes movidos a metanol a partir de 2024.
A Maersk encomendou outros 18 grandes navios oceânicos com capacidade de 16.000 a 17.200 TEUs, com entrega prevista para 2024 e 2025.
Para atingir a meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em 2040, a Maersk pretende transportar um mínimo de 25% da carga oceânica usando combustíveis verdes até 2030, em comparação com a linha de base de 2020.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos: Navio feeder movido a metanol - Ilustração Maersk
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