A Hapag-Lloyd AG (Hapag-Lloyd) e a Maersk A/S, uma entidade subordinada à AP Moller - Maersk (Maersk), assinaram um acordo para uma nova colaboração operacional de longo prazo chamada “Cooperação Gemini”, que terá início em fevereiro de 2025. A ambição é fornecer uma rede oceânica flexível e interconectada com confiabilidade líder do setor.
“A parceria com a Maersk nos ajudará a aumentar ainda mais a qualidade que oferecemos aos nossos clientes. Além disso, nos beneficiaremos de ganhos de eficiência em nossas operações e de esforços conjuntos para acelerar ainda mais a descarbonização de nossa indústria”, afirma Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.
A nova cooperação entre a Hapag-Lloyd e a Maersk compreenderá uma frota de cerca de 290 navios com uma capacidade combinada de 3,4 milhões de contentores (TEU); A Maersk implantará 60% e a Hapag-Lloyd 40%.
“Temos o prazer de iniciar esta cooperação com a Hapag-Lloyd, que é o parceiro oceânico ideal na nossa jornada estratégica. Ao entrar nesta cooperação, estaremos oferecendo aos nossos clientes uma rede oceânica flexível que elevará o nível de confiabilidade na indústria. Isto fortalecerá nossa oferta de logística integrada e atenderá às necessidades de nossos clientes”, afirma Vincent Clerc, CEO da Maersk.
Como parte do acordo, as duas empresas estabeleceram a meta ambiciosa de fornecer uma confiabilidade de cronograma superior a 90% assim que a rede estiver totalmente implementada. Além de melhorar a qualidade do serviço, os clientes também se beneficiarão de melhores tempos de trânsito em muitos dos principais portos. corredores entre portos e acesso a alguns dos centros oceânicos mais bem conectados do mundo.
Ambas as empresas estão comprometidas com a descarbonização das suas frotas e estabeleceram as metas de descarbonização mais ambiciosas da indústria, com a Maersk a apontar para zero emissões líquidas em 2040 e a Hapag-Lloyd em 2045.
Como consequência da adesão a esta cooperação, a Hapag-Lloyd deixará A Aliança termina em janeiro de 2025. Em janeiro de 2023, a Maersk e a MSC anunciaram que a aliança 2M terminará em janeiro de 2025.
Durante 2024, a Maersk e a Hapag-Lloyd planearão cuidadosamente a transição das suas alianças atuais para a nova cooperação operacional. Ao mesmo tempo, o serviço aos clientes continuará de acordo com os acordos existentes.
Mais detalhes sobre a “Cooperação Gemini”, incluindo os novos horários dos navios, serão anunciados oportunamente, assim que estiverem disponíveis.
Sobre a nova rede
- “Gemini Cooperation” será uma cooperação operacional de longo prazo com início em fevereiro de 2025. Ambas as empresas fornecerão equipes operacionais dedicadas para gerenciar a cooperação
- Tanto a Hapag-Lloyd quanto a Maersk podem ajustar com flexibilidade suas operações fora da rede para dimensionar a capacidade de acordo com as necessidades de seus clientes
- Como parte do acordo, as duas empresas estabeleceram a meta ambiciosa de fornecer uma confiabilidade de cronograma superior a 90% assim que a rede estiver totalmente implementada. Este objetivo é apoiado por um forte modelo de governança e obrigações contratuais
- A “Cooperação Gemini” aproveitará as redes globais e a presença de terminais incomparáveis combinadas da Hapag-Lloyd e da Maersk, bem como a ampla experiência em logística de nossas equipes. A cooperação compreende cerca de 290 navios com capacidade combinada de 3,4 milhões de contêineres (TEU); Maersk implantará 60% e Hapag-Lloyd 40%
- A cooperação abrangerá 7 comércios: Ásia/Costa Oeste dos EUA, Ásia/Costa Leste dos EUA, Ásia/Oriente Médio, Ásia/Mediterrâneo, Ásia/Norte da Europa, Oriente Médio – Índia/Europa e Transatlântico
- A “Cooperação Gemini” será composta por 26 serviços principais. Os principais serviços marítimos serão complementados por uma rede global de transportes dedicados centrados em centros de transbordo próprios e/ou controlados – dos quais 14 serviços de transporte na Europa, 4 no Médio Oriente, 13 na Ásia e 1 no Golfo do México. Estes serviços de transporte oferecerão uma ligação rápida com capacidade flexível entre centros e portos servidos por serviços de transporte e vice-versa.
Sobre a Maersk
A.P. Moller - A Maersk (Maersk) é uma empresa de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos de seus clientes. Como líder global em serviços logísticos, a empresa opera em mais de 130 países e emprega 100.000 pessoas em todo o mundo. A Maersk possui uma frota composta por cerca de 700 navios próprios e fretados, com capacidade total superior a 4 milhões de TEU. A APM Terminals, uma afiliada da Maersk, opera 59 terminais de gateway em 31 países sob a marca APM Terminals ou em conjunto com um parceiro de joint venture. A Maersk pretende atingir emissões líquidas zero até 2040 em todo o negócio com novas tecnologias, novas embarcações e combustíveis verdes. Em 2023, a Maersk lançou o primeiro navio porta-contêineres do mundo capaz de operar com metanol verde, e a empresa tem atualmente encomendados 24 navios adicionais movidos a metanol.
Sobre a Hapag-Lloyd
Com uma frota de 264 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 2,0 milhões de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo regular do mundo. No segmento de Navegação Regular , a Companhia conta com cerca de 13.500 funcionários e 400 escritórios em 135 países. A Hapag-Lloyd tem capacidade de contêineres de 2,9 milhões de TEU – incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres frigoríficos. Um total de 113 serviços regulares em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todo o mundo. No segmento de Terminais e Infraestrutura , a Hapag-Lloyd possui participações em 20 terminais na Europa, América Latina, Estados Unidos, Índia e Norte da África. Os cerca de 2.600 funcionários lotados no segmento de Terminais e Infraestrutura cuidam das atividades relacionadas aos terminais e prestam serviços logísticos complementares em localidades selecionadas.
Isenção de responsabilidade
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas que envolvem vários riscos e incertezas. Tais declarações são baseadas em uma série de suposições, estimativas, projeções ou planos que estão inerentemente sujeitos a riscos, incertezas e contingências significativas. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles previstos nas declarações prospectivas da Empresa.
Fonte: Hapag-Lloyd AG | Foto: Divulgação / Créditos: Hapag-Lloyd AG
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: