Maersk e SunGas firmam acordo para produção de metanol verde nos EUA | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Maersk e SunGas firmam acordo para produção de metanol verde nos EUA

Primeira planta pode começar a operar em 2026, com previsão de capacidade de produção anual de 390 mil toneladas

Enviado por: Redação | @jornalportuario
912 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A transportadora Maersk e a empresa de energia limpa SunGas Renewables anunciaram nessa quinta (15/12) um acordo para a produção de metanol verde destinado ao uso marítimo. As duas companhias assinaram uma carta de intenções com o objetivo de expandir a geração do combustível renovável em instalações nos Estados Unidos.

Segundo a Maersk, a primeira planta pode começar a operar em 2026, com previsão de capacidade de produção de aproximadamente 390 mil toneladas por ano.

Utilizando o metanol renovável como combustível para transição energética, a empresa dinamarquesa quer atingir operações livres de emissões de carbono até 2040, para cumprir as metas do Acordo de Paris.

👉🏽 Gostou? Compartilhe no Whatsapp!

Como subsidiária da GTI Energy, a SunGas irá se dedicar ao fornecimento de tecnologias e equipamentos para produção em grande escala de combustíveis renováveis a partir da conversão de resíduos das indústrias florestais e de produtos provenientes de madeira.

“Garantir combustíveis marítimos verdes em escala global nesta década exigirá uma rápida expansão da capacidade de produção de metanol verde usando uma variedade de caminhos de tecnologia e matéria-prima”, afirmou Emma Mazhari, chefe de Green Sourcing da Maersk.

O metanol verde possui baixas (65-80% de redução) ou muito baixas (80-95% de redução) emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base no ciclo de vida, se comparadas aos combustíveis fósseis. Também pode reduzir as emissões de outros poluentes como óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e material particulado.

O biometanol e o e-metanol são exemplos de metanol verde. O primeiro é produzido a partir de matérias-primas como a biomassa ou outros resíduos agrícolas. Já o segundo é obtido através de hidrogênio verde e de captura de dióxido de carbono (CO2).

A SunGas é a nona parceira da Maersk para impulsionar a geração mundial de metanol verde. A transportadora também tem acordos com as empresas Carbon Sink, Cimc Enric, Debo, European Energy, Green Technology Bank, Orsted, Proman e Wastefuel.

Transporte marítimo precisa de US$ 2,4 tri para net-zero
Levantamento do Boston Consulting Group (BCG) com 125 empresas que dependem de transporte marítimo mostrou que 71% pagariam mais caro por um frete neutro em carbono, enquanto 67% estão menos inclinados a trocar de fornecedor caso ele seja neutro em carbono.

Em média, os clientes afirmam que pagariam 2% a mais em um frete sustentável.

Apesar de ser um sinal positivo, ainda está longe do ideal.

O BCG calcula que a taxa teria de aumentar de 10% a 15% para financiar a transição do transporte marítimo rumo ao net-zero em 2050 — o setor precisa de US$ 2,4 trilhões em investimentos para zerar suas emissões e alcançar a principal meta do Acordo de Paris.

A Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês) prevê que apenas metade das emissões do setor sejam cortadas até 2050

Fonte: epbr | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Possibilidade de Análise Concorrencial em Outorgas Preocupa TUPs