Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Maersk substitui documento portuário por blockchain | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Maersk substitui documento portuário por blockchain

Transporte de sucata foi o primeiro a usar documentação eletrônica

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1301 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Transporte de sucata entre empresa de Cingapura e siderúrgica indiana foi o primeiro a usar documentação eletrônica em toda a transação

O conglomerado dinamarquês de logística Maersk substituiu recentemente o documento de conhecimento de embarque (bill of landing, ou BL) de papel em um transporte internacional de cargas por um registro em blockchain. De acordo com a Maersk, os planos são de emitir 50% dos seus conhecimentos de embarque digitalmente em um prazo de cinco anos e 100% até 2030.

A carga transportada foi um carregamento de metal de sucata da companhia de commodities de Cingapura, Maptrasco, para a siderúrgica indiana Jindal Stainless. Já a certificação em blockchain ocorreu por meio da iniciativa TradeTrust Framework, liderada pela Enterprise Singapore e pela autoridade tecnológica de Cingapura, a IMDA.

Anteriormente, o Valor noticiou que a Maersk estava convencendo cafeicultores a usar o blockchain da plataforma TradeLens, desenvolvida em conjunto pela IBM e pela GTD Solution, como solução de rastreabilidade na cadeia de transporte da commodity. Contudo, a Maersk informou à reportagem que a iniciativa foi descontinuada em 29 de novembro do ano passado devido à “falta de participação de todos os players do setor”.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Nesta operação mais recente, a Jindal assegurou uma carta de crédito com o banco indiano ICICI para financiar o pagamento e a Maptrasco enviou a carga de Miami para o porto de Gujarat enquanto firmava uma parceria com o DBS Bank para receber os direitos da carta de crédito. Então, a empresa de Cingapura enviou o conhecimento de embarque eletrônico (eBL) para o DBS, que o verificou junto com outras documentações antes de transferir a propriedade do eBL para o ICICI.

Uma vez na Índia, o ICICI usou sua própria plataforma de blockchain, a TradeChain, para transferir o eBL para a Jindal Stainless, que depois mostrou o documento eletrônico à Maersk quando os containers de sucata chegaram ao porto de Gujarat para poder receber a carga e descarregá-la.

A autoridade de tecnologia de Cingapura afirmou em nota que este foi o “primeiro carregamento a passar por um processo de transação totalmente sem papel envolvendo comerciantes, expedidores e bancos”. A Maersk, por sua vez, afirmou que segue acreditando que a digitalização no transporte marítimo e na logística “transforma as cadeias de abastecimento” e mudará “profundamente a forma como as empresas agem”.

Já a Enterprise Singapore afirmou que tornar os conhecimentos de embarque eletrônicos previne fraudes que ocorrem quando se envia uma versão de papel pelo correio.

“Estamos felizes que com a interoperabilidade entre plataformas demonstradas comerciantes poderão agora conseguir um acesso maior ao trade finance por documentações mais confiáveis que atinjam os requisitos das instituições financeiras”, disse Tan Soon Kim, vice-presidente da Enterprise Singapore.

A TradeTrust está em desenvolvimento há quatro anos e pode usar o blockchain Ethereum ou Polygon para funcionar. Ela usa prestadores de serviço para absorver as tarifas de gás (custo cobrado pelas blockchains públicas para registrar um contrato inteligente no processo conhecido como “mintagem”).

Fonte: Valor | Fotos / Divulgação / Créditos: Maersk 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário