A Mediterranean Shipping Company (MSC) assinou um novo contrato de construção naval no valor de mais de US$ 1 bilhão para a aquisição de dez novos porta-contêineres. A empresa está reforçando seu compromisso de longo prazo com o gás natural liquefeito (GNL) como fonte de energia. Enquanto isso, outras companhias, como a Maersk e a CMA CGM, têm considerado o metanol como alternativa de combustível transitório.
O estaleiro chinês Zhoushan Changhong International Shipyard informou que recebeu um pedido para a construção de 10 novos porta-contêineres movidos a GNL em nome da China International Marine Containers (CIMC) e que serão operados pela MSC. Essas novas embarcações têm capacidade para 10.300 TEUs, incluindo 1,9 mil contêineres refrigerados.
Esse pedido também amplia a frota de navios movidos a GNL da MSC. A empresa recebeu seu primeiro navio bicombustível movido a GNL, o "MSC Washington", em março de 2022. Na época, analistas calcularam que a MSC havia encomendado um total de 30 navios movidos a GNL. Cálculos recentes indicam que esse número duplicou.
Este estaleiro já havia recebido um pedido para a construção de 10 navios movidos a GNL da MSC no início de 2023, com capacidade de 11.500 TEUs. Vale destacar que essas novas embarcações ficarão aproximadamente 50% abaixo das emissões permitidas na Fase III da IMO.
O projeto dos novos navios, assim como o pedido anterior, está sendo desenvolvido pelo CIMC Ocean Engineering Design & Research Institute. Os navios, configurados para uso de GNL, serão adaptáveis para um eventual futuro uso de amônia ou metanol como combustível primário.
A MSC, que superou a Maersk como a maior armadora do mundo no início de 2022, possui agora uma capacidade total de 5,2 milhões de TEUs. A MSC continua adquirindo navios de segunda mão, além de expandir sua carteira de encomendas. De acordo com a Alphaliner, a MSC possui uma carteira de pedidos total de 126 navios, com capacidade para mais de 1,55 milhão de TEUs.
Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos: Mediterranean Shipping Company (MSC)
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: