A MSC e o Centro Global de Descarbonização Marítima (GCMD) anunciaram a assinatura de um acordo de Parceria de Impacto de cinco anos. Este acordo vê a MSC, a maior linha de navegação do mundo, a combinar forças e experiência na indústria com o GCMD.
O GCMD, estrategicamente localizado em Singapura, o maior centro de abastecimento de combustível e o segundo maior porto de contentores do mundo, visa ajudar a indústria a eliminar as emissões de GEE, moldando padrões para futuros combustíveis, financiando projectos inéditos e pilotando soluções de baixo carbono numa maneira de ponta a ponta sob condições de operações do mundo real. A MSC possui 730 navios e a maior carteira de encomendas de navios porta-contentores energeticamente eficientes do sector. A empresa trabalha com eficiência energética há muitos anos e foi uma das primeiras a adoptar biocombustíveis de origem responsável como combustível de transição. A MSC defendeu a disponibilidade de fornecimento de uma variedade de combustíveis alternativos e estabeleceu uma meta clara para alcançar a descarbonização líquida até 2050. Ao unir forças com o GCMD, a MSC está fortalecendo o seu compromisso com uma abordagem colaborativa para a descarbonização. Como Parceiro, a MSC fornecerá a contribuição em verbas para os recursos conjuntos do GCMD para testes e afins. A MSC também fará contribuições em espécie por meio da sua participação em projectos, incluindo acesso a embarcações, equipamentos operacionais e outros activos, bem como dados operacionais de embarcações e relatórios de avaliação.
A visão é que a descarbonização da navegação é o maior desafio do sector marítimo e só pode ser alcançado com empenho, acção concreta e investimento das companhias de navegação, clientes, portos, fornecedores de energia e atores do setor público.
Bud Darr, vice-presidente executivo de Política Marítima e Assuntos Governamentais do Grupo MSC, disse: “Estamos comprometidos em ajudar a combater as mudanças climáticas e no GCMD acreditamos ter encontrado um excelente parceiro para ajudar a impulsionar a transição verde no nosso sector. Estamos ansiosos para trocar ideias, informações e acesso aos nossos conhecimentos e activos substanciais, para ajudar a acelerar o progresso na direcção ao futuro líquido zero ao qual todos aspiramos”.
Ao dar as boas-vindas à MSC como parceira de impacto do GCMD, o professor Lynn Loo, CEO do Global Center for Maritime Decarbonisation, disse: “Apesar das incertezas económicas actuais, a descarbonização do transporte marítimo precisará de navios – que estão mais próximos de clientes dispostos a pagar um prémio verde – para dificultar compromissos para que a indústria avance em direcção às metas de 2030 e 2050 da IMO. Com a chegada da MSC como nosso mais novo parceiro de impacto, o GCMD está agora em uma posição mais forte para impulsionar soluções de descarbonização em todo o sector”.
O anúncio da parceria MSC-GCMD é outro exemplo de como a MSC defendeu a importância da colaboração da indústria e da partilha de conhecimento para atender às metas de descarbonização da indústria. O Centro Global para a Descarbonização Marítima (GCMD) foi criado em 1 de agosto de 2021 como uma organização sem fins lucrativos. Os parceiros estratégicos do GCMD incluem a Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA), BHP, BW Group, Eastern Pacific Shipping, Foundation Det Norske Veritas, Ocean Network Express, Sembcorp Marine, bp e Hapag Lloyd. Além dos parceiros estratégicos, o GCMD trouxe a bordo 13 parceiros que se envolvem no nível central, além de vários outros parceiros que se envolvem no nível dos projectos.
Fonte: Portal do Mar| Fotos / Divulgação / Créditos: MSC
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