Primeiro navio movido a metanol do mundo zarpa nesta semana | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Primeiro navio movido a metanol do mundo zarpa nesta semana

Maersk busca comprar apenas embarcações que possam usar combustíveis verdes

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2380 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Um novo navio cargueiro, que foi encomendado pela Maersk há dois anos, zarpa ainda nesta semana, sendo este o primeiro a operar com metanol ecológico. Este combustível é desenvolvido através de metano capturado de resíduos de alimentos em aterros sanitários.

A Maersk, empresa gigante do setor de transporte marítimo, receberá ainda nesta semana seu primeiro navio movido a metanol, com foco em sustentabilidade.

A Maersk, uma das maiores empresas marítimas do mundo, encomendou o navio movido a metanol há dois anos como parte de seu compromisso em comprar apenas navios novos que possam utilizar combustíveis verdes. Enquanto a embarcação realiza sua primeira viagem, da Coreia do Sul à Dinamarca, a Maersk já conta com outros 25 navios movidos a metanol encomendados e também está começando a modificar navios mais antigos para que usem o mesmo combustível.

Até o final desta década, a Maersk, que opera mais de 700 navios e conta com 300 deles, planeja transportar um quarto de sua carga marítima utilizando combustíveis ecológicos. O metanol verde, que pode ser gerado por meio de gás de fontes vegetais, como resíduos de alimentos, ou de eletricidade renovável, podendo reduzir as emissões de um navio em 65 a 70%.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

De maneira global, o setor marítimo é responsável por emitir cerca de um bilhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano, quase o mesmo que o setor aéreo. Como não é possível eliminar as emissões por completo, o metanol ecológico não é uma solução perfeita. Já estão sendo desenvolvidas outras tecnologias que focam em reduzir as emissões em navios, incluindo amônia, eletrificação e hidrogênio líquido e outros. Entretanto, como o setor é um grande poluidor e seguir o caminho correto para estar dentro das metas climáticas de Paris exige ação imediata, a Maersk optou por avançar com os investimentos em metanol verde porque viu uma grande viabilidade.

Maersk visa alcançar a neutralidade em 2040

Segundo Morten Bo Christiansen, responsável pela liderança na descarbonização da Maersk, há um grande temor de fazer a aposta errada ou errar de alguma forma e, claro, no mundo ideal, seria possível passar uma década descobrindo todos os prós e contras do navio movido a metanol e também o que é ideal. Entretanto, é necessário resolver este problema agora. A indústria planeja alcançar a meta de zero líquido até 2050, entretanto, a Maersk planeja alcançá-la uma década antes. 

Christiansen afirma que há três anos, nenhum navio deste tipo era encomendado Agora, 5 outras transportadoras também estão adquirindo, com 120 navios já em andamento. O próximo desafio para o navio movido a metanol é ampliar a produção do combustível e reduzir o custo, que é atualmente duas ou até três vezes mais caro que o combustível comum. Ainda assim, segundo ele, caso o custo extra diminua, o impacto pode ser relativamente pequeno. Para um par de tênis que cruza o oceano, por exemplo, mudar para combustível ecológico pode significar o pagamento de 5 centavos a mais.

Maersk também planeja atuar na conversão de navios

A empresa está com planos de converter um de seus navios para operar com metanol. O retrofit do motor para biocombustível está programado para ocorrer em meados de 2024, com foco em demonstrar a viabilidade da modernização de embarcações existentes em vez de criar novos navios.

A Maersk fechou um acordo com a Man Energy Solutions para fazer a conversão do motor da embarcação. A MAN Es é especializada em sistemas de propulsão marítima e trará sua expertise para adaptar o motor do navio para funcionar com o biocombustível metanol verde.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Brasil busca Certificação Internacional de Modelos de Gestão do Trabalho Portuário na Europa