Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Rússia ataca armazéns de grãos no rio Danúbio | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Rússia ataca armazéns de grãos no rio Danúbio

Rússia intensifica risco para a última rota de exportação da Ucrânia

Enviado por: Redação | @jornalportuario
915 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A Rússia atacou um dos portos fluviais do rio Danúbio na Ucrânia, aumentando os riscos enfrentados pela última grande rota de exportação de grãos de Kiev e pelo comércio global de alimentos.

Um ataque de drone durante a noite arruinou um hangar de grãos em um porto do Danúbio, disse o comando militar operacional do sul da Ucrânia no Facebook. Ele não especificou qual porta foi atingida ou deu mais detalhes sobre os danos.

É a mais recente de uma série de medidas da Rússia para impedir as exportações ucranianas, que historicamente deram uma importante contribuição para o abastecimento global de alimentos. O colapso do acordo de grãos do Mar Negro na semana passada, que permitiu à Ucrânia embarcar por mar, e os subsequentes ataques da Rússia ao porto de Odesa estimularam as expectativas de que a Ucrânia terá que dobrar suas rotas alternativas - a mais óbvia sendo o rio Danúbio.

O volume de safras transportadas pelo rio atingiu 2,2 milhões de toneladas em maio, um aumento de quase 900 mil toneladas em relação ao final do ano passado. Esses embarques até ultrapassaram as exportações pelo corredor do Mar Negro em maio, devido a inspeções que retardaram a partida de cargueiros.

O trigo em Chicago chegou a subir 6,9% na segunda-feira, ampliando os ganhos de mais de 5% na semana passada. A Rússia também lançou uma nova barragem de mísseis contra Odesa no fim de semana, a maior em uma série de ataques quase diários na cidade portuária do Mar Negro depois que Moscou desistiu do acordo de grãos.

A Ucrânia tem os principais portos de Reni e Izmail no Danúbio, na fronteira com a Romênia. Os comerciantes locais, incluindo Nibulon e Kernel, estavam expandindo a capacidade lá em resposta ao bloqueio marítimo da Rússia. Nenhum dos dois respondeu imediatamente a um pedido de comentário.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

“Esses portos são a maior esperança para a Ucrânia exportar seus grãos e oleaginosas” disse o analista do Rabobank, Carlos Mera. “Acreditamos que a Ucrânia poderia exportar até 2,5 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas por mês através desses portos. Isso seria suficiente para exportar a maior parte de seu excedente exportável. Mas, no momento, não está claro quanto dano foi causado e se a Rússia realizará ataques frequentes no futuro”.

A Rússia está tentando “tornar difícil” para a Ucrânia exportar grãos através do Danúbio, disse o ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solskyi, à Bloomberg TV em uma entrevista na semana passada.

Fonte: Bloomberg | Fotos / Divulgação / Créditos: Destruição de silo no termial de Reni, na Ucrânia - Fotos: Exército da Ucrânia.

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário