Os números oficiais de trânsito do Canal do Panamá para novembro foram divulgados – e são feios. Novembro pode ser a ponta do iceberg. Os slots de reserva estão sendo reduzidos ainda mais este mês e em janeiro.
O número total de trânsitos diminuiu 22% em novembro em relação a outubro, de acordo com dados recém-divulgados pela Autoridade do Canal do Panamá (ACP). E pela primeira vez desde o início da seca, os números não estão caindo apenas nas eclusas mais antigas e menores do Panamax. Eles também estão diminuindo acentuadamente nas eclusas Neopanamax maiores, que foram lançadas em 2016.
As eclusas Neopanamax são um canal crucial para navios porta-contêineres de alta capacidade que transportam mercadorias da Ásia para os portos da Costa Leste e do Golfo dos EUA, e para transportadores de gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural liquefeito (GNL) que transportam exportações do Golfo dos EUA para a Ásia.
O trânsito através das eclusas Neopanamax caiu 28% em novembro em relação a outubro, enquanto o trânsito através das eclusas Panamax caiu 19%.
Navios porta-contêineres, navios de GLP e navios de GNL foram duramente atingidos no lado do Neopanamax. Nas eclusas do Panamax, o transporte de granéis sólidos foi, de longe, o que mais diminuiu.
Esta época do ano é o auge da temporada de exportação para os agricultores americanos, quando as cargas de grãos tradicionalmente se deslocam através do Canal do Panamá, do Golfo dos EUA para a Ásia.
Estes trânsitos despencaram à medida que graneleiros carregados de cereais se deslocavam para o Canal de Suez : 164 graneleiros Panamax transitaram em Outubro e apenas 87 em Novembro – um colapso de 47% em termos mensais.
Novembro foi um ponto de viragem para as eclusas Neopanamax
O ACP publica também dados mensais sobre a média diária de trânsitos por tipo de eclusa. Esses dados mostram o quão extrema foi a queda de novembro em comparação com os meses anteriores.
O impacto do baixo nível da água no transporte marítimo no Panamá tem sido amplamente divulgado desde este verão. No entanto, o efeito da seca nos trânsitos do Neopanamax — e, portanto, no transporte marítimo de contentores Ásia-EUA — só começou no mês passado.
A média de trânsito diário através das eclusas do Neopanamax foi, na verdade, 4% maior durante os primeiros 10 meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, antes da seca. Em outubro, a média de trânsitos diários aumentou 7% em termos anuais.
Então veio novembro. Houve uma média de 7,37 trânsitos por dia pelas eclusas do Neopanamax, uma queda de 25% em relação aos 9,83 por dia em novembro de 2022.
Fonte: freightwaves Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: AC
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