Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Investimento em infraestrutura é pilar fundamental para o desenvolvimento | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Investimento em infraestrutura é pilar fundamental para o desenvolvimento

por: Patricio Junior

Enviado por: Redação | @jornalportuario
893 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

As autoridades brasileiras têm repetido o discurso de que o Brasil está disposto, pelas condições que tem, a ocupar um novo espaço no cenário econômico e geopolítico mundial, mas vemos que ainda precisamos intensificar os investimentos no setor portuário brasileiro, principal porta de entrada e saída de nosso país para o mercado internacional. Sem isso, ficaremos sempre à margem das grandes rotas comerciais.

É verdade que temos uma performance extremamente discreta nesse contexto – 1,14% de participação nas rotas mundiais de comércio, porém também é certo que podemos melhorar esse percentual. E, para isso, é fundamental que o atual governo adote políticas públicas que levem em conta a necessidade de ampliar o espaço para a participação da iniciativa privada no fluxo de recursos para melhoria dos portos brasileiros.

E isso tem de ser uma decisão tomada para ontem, porque nosso sistema portuário chegou ao limite. Nós estamos há três anos tentando incluir esse assunto na agenda das autoridades para discussão e busca de soluções. Infelizmente, quase ninguém deu crédito, mas agora a situação se agravou de maneira que temos o principal porto brasileiro perto da sua capacidade de segurança e eficiência operacional (80%). A média de espera para atracar os navios já chega a 20 horas. Isso representa mais de R$ 20 bilhões de perdas entre exportações e importação e uma diminuição de quase 500 mil TEU anuais. E, ainda, um acréscimo de custos – que acaba sendo repassado no preço ao consumidor final – de aproximadamente R$ 600 milhões/ano.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Será que nunca vamos ter ou seguir um planejamento estratégico? Vamos continuar fazendo puxadinhos nos portos brasileiros?

Enquanto Santos está no limite, outros portos brasileiros sofrem o problema inverso – a ociosidade. O excesso de burocracia para ocupação de novas áreas e a realização de novos investimentos faz com que 55,8% das estruturas portuárias nacionais estejam sem uso. Em alguns casos, esse percentual pode chegar a 90%. Se tivéssemos uma média de ocupação de 70%, por si só, isso representaria um potencial de arrecadação para os cofres públicos de R$ 3,12 bilhões por ano. Em tempos de ajuste fiscal, o país não pode se dar ao luxo de desperdiçar nenhum centavo.

 governo lançou, recentemente, a versão 3.0 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com uma série de obras em diversos setores, inclusive na infraestrutura portuária. O compromisso está lançado, mas é preciso atrair a iniciativa privada com previsibilidade e segurança jurídica para assegurar os investimentos.

A própria Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostrou que o governo, sozinho, não tem fôlego para injetar o volume de recursos que o setor precisa. Por exemplo, em 2020, foram investidos apenas R$ 340 milhões em infraestrutura aquaviária, um valor irrisório diante de nossas necessidades e potencialidades.

Mas esse cenário pode melhorar consideravelmente. Basta ver o volume de novos recursos arrecadados nas operações privadas direcionados para investimentos nos portos. Estamos falando de um total de R$ 3,4 bilhões, dez vezes mais que os aportes feitos em 2020 e duas vezes mais que o recorde histórico das últimas três décadas.

Chegou a hora. O setor privado está pronto para contribuir para que o Brasil se torne um país muito mais competitivo.

Mais adiante quero trazer outro assunto para discussão: a proposta de um programa de governo para a Industrialização de cidades do Norte e do Nordeste tirando a carga do eixo Sul Sudeste. Mas isso fica para outro artigo.

* Patricio Junior é Diretor de Investimentos em Terminais da TIL (Terminal Investment Limited)

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@jornalportuario.com.br

Fonte: Congresso em Pauta |  | Imagem: (Créditos): Codesp-APS

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário