Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O Complexo Portuário da BTS | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O Complexo Portuário da BTS

por: Waldeck Ornélas

Enviado por: Redação | @jornalportuario
720 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Não se pode continuar a tratar, como até agora vem sendo feito, cada uma das onze instalações portuárias da Baía de Todos os Santos (BTS), como unidades isoladas. Até porque, sequer há competitividade entre elas. Foram implantadas em função de demandas e necessidades específicas, por agentes diferentes e em momentos distintos.

A Baía de Todos os Santos – maior do Brasil e segunda maior do mundo – é o elemento integrador do conjunto. Por todas as razões, nas condições atuais, de globalização e competitividade, convém começar a olhá-las e tratá-las como um único complexo portuário, que chamaremos de BTS-PORT.

O tratamento burocrático dos dados relativos ao movimento marítimo e de cargas termina por esconder a existência de um grande complexo portuário. Até instalações portuárias sob uma mesma gestão administrativa, como os portos de Salvador e Aratu, ambos da Codeba, são tratados isolada e separadamente, incorrendo em perda de visibilidade do conjunto.

Instalações Portuárias na Baía de Todos os Santos – BTS-PORT

 

Instalação Portuária

Propriedade

Movimentação (t/ano*)

Porto de Salvador

Codeba

4.171.001

Porto de Aratu

Codeba

6.259.403

Temadre

Acelen

19.043.595

Dow Aratu – Bahia

Dow Química

488.365

Terminal Portuário Cotegipe

Dias Branco

5.321.536

Terminal Marítimo de Granéis

Intermarítima (ex-Gerdau)

381.483

TP Miguel de Oliveira

Estado (ex-Ford)

-

Enseada Naval

Estaleiro Enseada

707.630

Terminal de Regaseificação – TRBA

Petrobrás (Excelerate Energy)

307.606

Estaleiro São Roque

Estado

-

Base Naval de Aratu

Marinha do Brasil

-

TOTAL

36.680.618

Fonte: ANTAQ – Agência Nacional de Transporte Aquaviário. *Jan-Nov/2023.

São dois portos públicos, seis TUP, dois estaleiros (um deles também TUP, o outro com cais para operações de carga e descarga) e uma base militar. Seis públicos e cinco particulares. Dez instalações civis e uma militar. Combustíveis, granéis sólidos e líquidos, grãos, contêineres e carga geral, todos os segmentos são atendidos por esse conjunto de instalações.  

Nenhuma dessas instalações, no entanto, é capaz de, isoladamente, atender, na plenitude, aos atuais requisitos operacionais dos grandes fluxos do comércio internacional. Ainda assim, registram-se destaques importantes: o Temadre é o segundo mais importante terminal de combustíveis do País, e vai ganhar ainda mais relevância com a biorefinaria dedicada à produção de diesel renovável e SAF, que a Acelen Renováveis vai implantar em Mataripe, destinada à exportação. O Tecon, no porto de Salvador, está habilitado a receber navios porta contêineres de grande porte, ainda que esteja fora do canal principal da baía. A Base Naval de Aratu tem grande potencial industrial e tecnológico. O Porto de Aratu apresenta diversificado perfil industrial. O Terminal de Cotegipe avulta na movimentação de grãos.

São imensas as potencialidades da Baía de Todos os Santos, enquanto ambiente portuário: excelentes condições naturais, localização geográfica privilegiada em relação ao extenso litoral brasileiro, terminais em crescimento, expansão e modernização, escalabilidade das atividades portuárias existentes.

Ao mesmo tempo, a BTS enfrenta, como limitações, a falta de integração operacional, funcional e institucional de seus portos, a escala insuficiente de cada uma das onze unidades portuárias, a falta de integração ferrovia-porto, à exceção do precário ramal que serve ao porto de Aratu. Até o acesso rodoviário encontra uma BR-324 estrangulada.

Neste contexto, a operação integrada, mediante cooperação entre as diversas instalações existentes, constitui um primeiro passo, necessário e indispensável, para configurar a formação de um verdadeiro complexo portuário – o BTS-PORT, permitindo criar um ambiente de maior eficiência, redução de custos, aumento da produtividade e ampliação da competitividade.

Significativos ganhos de escala, no entanto, somente virão na medida em que haja avanço para o desenvolvimento de um Hub-Port – um centro de transbordo de mercadorias – que se beneficie da mansidão de suas águas profundas e abrigadas, um projeto que até poderia ter as atuais empresas portuárias como parceiras. Neste sentido, a eventual transferência do controle da Wilson, Sons (objeto de recente “Fato Relevante”), proprietária do Tecon-Salvador, tem potencial para deflagrar um importante movimento de fortalecimento do BTS-PORT, com evolução para um Hub-Port, a depender de quem venha a ser o adquirente.

Fato é que o Brasil precisa tomar, agora, decisões estruturais a respeito das grandes rotas internacionais de navegação de cargas que deverão servi-lo, estabelecendo uns poucos centros agregadores e distribuidores de cargas, articulados ao transporte de cabotagem. A Baía de Todos os Santos reúne as condições adequadas para ser um desses hub-ports do país, situando-se como grande entreposto marítimo nacional, com potencial para ser dos mais importantes do Atlântico Sul.

A Bahia não quer voltar a ser, com exclusividade, o “Porto do Brasil”, mas tampouco quer ser deixada para trás neste momento.

Waldeck Ornélas - especialista em planejamento urbano-regional. Autor de Cidades e Municípios: gestão e planejamento.

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do Jornal Portuário.

 

Foto/Créditos: Tecon Salvador

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário