Os especialistas em transporte marítimo esperam que as alianças marítimas sejam redesenhadas, depois que a Maersk Line e a Hapag-Lloyd anunciaram em 17 de janeiro que formarão a Gemini Cooperation em fevereiro de 2025.
A parceria da Maersk Line com a Hapag-Lloyd coincide com o fim da aliança 2M da gigante dinamarquesa com a MSC em janeiro de 2025. Posteriormente, a Hapag-Lloyd deixará a THE Alliance, que também inclui HMM, Ocean Network Express (ONE) e Yang Ming.
Simon Sundboell, fundador da consultoria eeSea, opinou em um post no LinkedIn que a Hapag-Lloyd, cuja capacidade é de quase 1,98 milhão de TEUs, é o maior dos membros da THE Alliance, e o grupo não sobreviverá sem ela.
A saída da Hapag-Lloyd significa que a THE Alliance ficará com cerca de 3,3 milhões de TEUs, enquanto a Gemini Cooperation ficará um pouco à frente, com 3,4 milhões de TEUs. A Ocean Alliance, composta pela CMA CGM, COSCO Shipping Lines e Evergreen Marine Corporation, será o maior grupo, com mais de 8,3 milhões de TEUs.
É provável que a aliança esteja lutando para conseguir novos membros.
Sundboell observou: “ONE, HMM e Yang Ming estão lutando agora. Deve haver telefonemas frenéticos entre Cingapura, Seul e Taipei enquanto conversamos!
“Até mesmo a CMA CGM e a Cosco estarão olhando por cima dos ombros na OCEAN; eles querem abocanhar as companhias aéreas restantes da THE Alliance e, em caso afirmativo, qual é o “preço”? Ou estamos também perante uma dissolução da OCEAN (menos provável, mas possível)? Veremos um mundo de duas alianças, com a MSC ao lado? Isso estimulará outra rodada de atividades de fusões e aquisições?”
O CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen, disse que o “progresso insuficiente” na confiabilidade foi um fator na decisão da operadora alemã de abandonar a THE Alliance. Os parceiros Gemini pretendem atingir uma fiabilidade de 90%.
Separadamente, o ex-presidente de Yang Ming, Bronson Hsieh, foi citado na mídia taiwanesa que a Maersk Line e a Hapag-Lloyd são parceiros cultural e comercialmente compatíveis.
Hsieh observou: “Eles estão muito à frente em termos de conceitos de proteção ambiental e ambas as empresas construíram muitos navios com duplo combustível. É ideal para eles caminharem juntos.”
Hsieh afirmou que operadores de escala substancial serão bem-vindos em qualquer aliança.
Em suas memórias, Hsieh contou que enquanto chefiava Yang Ming, o HMM foi recebido na Aliança depois que o principal operador sul-coreano expandiu sua frota. Pelo contrário, a HMM ficou órfã quando caiu numa crise de liquidez em 2016, pois ficou sem um parceiro de aliança quando as alianças do Grande e do Novo Mundo se combinaram para formar A Aliança.
Fonte: Conteiner News Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
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