Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Brasil bate recorde de movimentação nos portos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Brasil bate recorde de movimentação nos portos

Setor aquaviário tem o melhor 1º semestre da série histórica, com 616 milhões toneladas transportadas.

Enviado por: Redação | @jornalportuario
867 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A movimentação aquaviária no Brasil bateu um recorde histórico no primeiro semestre deste ano.

Os portos públicos e privados do país movimentaram 616 milhões de toneladas no período — um crescimento de 2,4% em relação ao volume movimentado entre janeiro e junho de 2021 que, até então, registrava o melhor desempenho para a primeira metade de um ano (601,4 milhões de toneladas).

Em comparação ao ano mesmo período do ano passado (579,1 milhões de toneladas), o desempenho desta vez é 6,38% superior.

Neste ano, o destaque ficou com os meses de março e maio, que registraram um avanço de 11,7% e 11%, respectivamente, na comparação com os mesmos meses do ano anterior.

Segundo a Antaq, as commodities foram responsáveis por impulsionar o resultado expressivo do semestre. A maior quantidade movimentada, por produto, foi a de minério de ferro, com 172,8 milhões de toneladas — alta de 6,73%.

Em seguida veio o óleo bruto de petróleo, com 103,7 milhões de toneladas movimentadas nos portos e um avanço de 13,28%.

Na sequência, os destaques vieram da agricultura. Os percentuais mais expressivos foram da soja, com movimento de 87,8 milhões de toneladas (+21,6%) e do milho, com 13,28 milhões de toneladas (+40,7%).

Exportações
De janeiro a junho deste ano, 349,2 milhões de toneladas foram enviadas para o exterior pelos portos brasileiros — número que representa uma elevação de 9,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Os granéis representaram quase 90% das exportações, sendo 79% como granel sólido e 10% granel líquido.

O Brasil ainda exportou 2,5 milhões de toneladas de carnes de aves congeladas em contêineres pelos portos no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 9% na mesma base de comparação.


👉🏽 Gostou da notícia?
Aproveite para participar do nosso grupo no Whatsapp 👉🏽 e receba notícias exclusivas diariamente.
ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga nosso perfil no Instagram: @jornalportuario

Na separação por regiões, os portos do sul concentraram 89% destas exportações, com 2,2 milhões de toneladas. Só o porto de Paranaguá, no Paraná, enviou 1,2 milhão de toneladas de carnes de aves a outros países.

Navegação

A navegação de longo curso movimentou 427,3 milhões de toneladas em 2023, com um crescimento de 7,02% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A cabotagem cresceu 1,36% entre janeiro e junho, e movimentou 142,1 milhões de toneladas, enquanto a navegação interior teve crescimento 18,76% na mesma relação, com movimentação de 45,1 milhões de toneladas.

Portos Públicos x Privados

Os portos públicos movimentaram aproximadamente 213,35 milhões de toneladas, um aumento de 4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O porto de Santos foi o mais movimentado, com 63,3 milhões de toneladas — alta de 1,1% na mesma relação.

Na sequência, vieram os portos de Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ), com 27,4 milhões de toneladas e 24,6 milhões de toneladas movimentadas, respectivamente.

Em percentuais, os registros são um aumento de 6,4% e 7,75%, nesta ordem, quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Já os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram 402,7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2023, um aumento de 7,67% em comparação ao igual período do ano passado.

Entre os portos privados

O destaque entre os portos privados foi o terminal de petróleo Tpet/Toil, localizado no Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro, com um crescimento de 99% em movimentação de cargas (26,9 milhões de toneladas).

O destino mais comum do óleo bruto de petróleo extraído da região, a bacia sedimentar de Santos, é a China, com 77% dos embarques.

Outro destaque privado é o Terminal de Tubarão, em Vitória no Espírito Santo, que movimentou mais de 36,5 milhões de toneladas, um desempenho 16,14% superior ao similar período de 2022.

Em entrevista à GloboNews, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, explicou que o melhor desempenho dos portos privados está diretamente relacionado a investimentos, destacando que o maior desafio para melhorar o desempenho das commodities brasileiras é fazê-las chegar aos portos com custos reduzidos.

"Para que os portos públicos possam competir com os privados, é necessário que haja capacidade de investimentos e gestão profissional, para que [os portos] tenham uma capacidade ofertada cada vez maior e para que eles possam operar com custos logísticos menores [...] e um frete mais competitivo. Nossas commodities vão se tornar mais atrativas para o comércio exterior e nossos produtos também vão se tornar mais atrativos para o consumidor", afirmou.

Fonte: G1 | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário