Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto de Santos é retirado do programa de privatização | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto de Santos é retirado do programa de privatização

Reviravolta Estratégica: Porto de Santos é retirado do Programa de Privatização

Enviado por: Luiz C Oliveira
1327 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), órgão vinculado à Presidência da República, anunciou uma mudança significativa no Programa Nacional de Desestatização. Através da Resolução CPPI nº 291, datada de 22 de novembro de 2023, foi decidida a retirada do Porto de Santos do processo de privatização, ao mesmo tempo que propõe a qualificação do Terminal SSB01, localizado no Porto de São Sebastião, no Estado de São Paulo.

A resolução também prevê a revogação da qualificação do Porto Organizado de São Sebastião no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), excluindo-o do Programa Nacional de Desestatização (PND). Essa decisão altera as Resoluções CPPI nºs 237 (junho de 2022), 145 (dezembro de 2020) e 52 (maio de 2019), enquanto revoga as Resoluções CPPI nºs 246 (setembro de 2022), 255 (setembro de 2022) e 194 (agosto de 2021).

A Resolução CPPI nº 237, de 2 de junho de 2022, sofre alterações, passando a incluir a qualificação no âmbito do PPI e a inclusão no PND da Autoridade Portuária de Santos S.A. e os serviços públicos portuários a ela relacionados. Esta qualificação pode abranger a concessão parcial dos acessos do Porto Organizado de Santos, incluindo a ligação seca entre Santos e Guarujá via túnel sob o canal aquaviário, mantendo-se uma autoridade portuária pública.

Além disso, a resolução recomenda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) seja designado como responsável pela execução e acompanhamento das medidas de concessão parcial, conforme previsto na Lei nº 9.491, de 9 de setembro de 1997. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) também poderá acompanhar os estudos técnicos contratados pelo BNDES e examinar a minuta do contrato de concessão do serviço portuário, no âmbito de sua competência.

Essa reviravolta na estratégia de desestatização do Porto de Santos representa uma mudança significativa nos planos do governo, impactando diretamente no cenário econômico e nas perspectivas de investimento no setor portuário brasileiro. O tema agora ganha destaque nos debates sobre as políticas de infraestrutura e desenvolvimento do país.
 

LEIA A RESOLUÇÃO NA INTEGRA:

 

Direto da redação | Foto: Divulgação / Créditos:

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário