Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto de São Francisco é responsável por 7% dos fertilizantes importados pelo Brasil | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto de São Francisco é responsável por 7% dos fertilizantes importados pelo Brasil

Desde janeiro, o Porto de São Francisco recebeu 69 navios com fertilizantes...

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1297 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Nos primeiros nove meses deste ano, o complexo portuário do catarinense recebeu 1,9 milhão de toneladas do adubo, o que representa 7% do total importado pelo país nesse período (28,5 milhões de toneladas).

O produto, que é utilizado para melhorar a produtividade e a qualidade da agricultura, tem como principal provedor a Rússia (23%), seguido pelo Canadá (15%), China (10%), Estados Unidos (7%) e Marrocos (7%). O restante dos fertilizantes é originário de países do Oriente Médio, como Omã, Arábia Saudita e Irã.

Desde janeiro, o Porto de São Francisco recebeu 69 navios com fertilizantes, que levaram entre dois e cinco dias para descarregar, em média, 27,5 mil toneladas do produto cada um.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

“O tempo de espera dos navios, em alto-mar, para entrar em São Francisco é de 10 dias, em média, muito inferior a outros portos da região”, disse o gerente de Operações, Clayton Cipriano, acrescentando que os fertilizantes que chegam ao maior porto catarinense têm como destino Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina.

O processo de desembarque das cargas foi acelerado a partir de julho, quando o porto abriu um novo acesso, que aumentou a capacidade de movimentação de caminhões de 500 para 1,5 mil veículos por dia.

Segundo Danilo Rosa, gerente da Zport, empresa de operações portuárias que atua em São Francisco do Sul, o novo gate agilizou em torno de 30% a descarga dos navios de fertilizantes.

“Por exemplo, em condições normais eram necessárias cerca de 34 horas para descarregar 10 mil toneladas de fertilizantes. Hoje com os novos gates temos uma efetividade maior, podendo descarregar 10 mil toneladas em até 24 horas”, explica ele.

O Brasil importa 80% de todo o fertilizante que consome, porém, ao longo deste ano o desembarque do produto diminuiu. No primeiro semestre de 2023, houve uma queda de 14,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa tendência foi confirmada em setembro no Porto de São Francisco, que recebeu 216 mil toneladas do adubo, uma redução de 16% quando comparado ao mesmo mês do ano passado (256 mil toneladas).

A expectativa, no entanto, é que até o final do ano aumente a importação, em razão da expectativa de nova supersafra no próximo ano.

A importação de fertilizantes pelo Porto de São Francisco do Sul, em 2023, movimentou cerca de US$ 800 milhões (R$ 4 bilhões), levando em consideração o valor médio de US$ 405 por tonelada, negociado ao longo do ano.

 

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário