A BYD e a indústria chinesa vivem um grande momento. No ano passado, a China alcançou um marco significativo ao se tornar a maior exportadora de veículos do mundo. Agora, o país está dando mais um passo rumo ao crescimento da sua indústria automotiva com o lançamento do primeiro navio cargueiro construído exclusivamente para exportação de veículos.
O BYD Explorer No. 1 partiu neste mês em sua primeira viagem com destino à Europa. Este navio de carga é capaz de transportar até 7 mil veículos por viagem, e foi encomendado pela BYD para servir exclusivamente a este propósito. Sob a gestão da Zodiac Maritime, o navio foi construído pelo International Marine Containers Group.
A BYD vê o navio como peça fundamental em sua estratégia de crescimento. Apesar de ter superado a Tesla nas vendas de veículos elétricos no último trimestre de 2023, a BYD ainda permaneceu como a segunda maior fabricante de veículos elétricos do mundo ao longo do ano.
Com o objetivo de se tornar a líder do setor, a fabricante está buscando expandir suas vendas para o exterior e ingressar nos principais mercados automotivos, como a Europa. O navio está fazendo sua primeira viagem justamente para o velho continente.
O navio partiu de Longkou, uma cidade portuária no nordeste da China, fez uma parada em Yantai no dia 9 de janeiro e agora segue em direção a Shenzhen, onde a BYD tem sua sede, antes de chegar à Europa.
No entanto, a BYD pode enfrentar desafios quando o navio desembarcar na Europa. O crescimento da indústria automobilística chinesa despertou a atenção dos governos europeus, que estão considerando a possibilidade de subsidiar sua própria indústria e impor tarifas aos fabricantes de automóveis chineses.
BYD antecipa crise dos navios
Apesar disso, o lançamento do BYD Explorer No. 1 ocorre em um momento crucial para a montadora. Segundo o Financial Times, a escassez de navios, causada pela decisão de desmontar embarcações mais antigas durante a pandemia, tem elevado os preços dos fretamentos e aumentado os custos de exportação.
Uma característica importante do BYD Explorer No. 1 é sua autonomia de cruzeiro de 15.800 milhas náuticas, cerca de 30 mil quilômetros. Além disso, o navio é alimentado parcialmente por gás natural, considerado uma opção mais ecologicamente correta em comparação ao combustível tradicionalmente utilizado por navios cargueiros.
Fonte: Motor+ | Foto: Divulgação / Créditos:
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: