Canal do Panamá: mudanças impactam o comércio de gás e petróleo | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Canal do Panamá: mudanças impactam o comércio de gás e petróleo

Os administradores do canal planejam reduzir o número de trânsitos...

Enviado por: Redação | @jornalportuario
755 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Há uma possibilidade real de que, a partir do próximo ano, grandes petroleiros não possam mais transitar pelo Canal do Panamá. Além disso, os navios VLGCs também podem ser excluídos dessa rota interoceânica. Essas mudanças têm o potencial de alterar significativamente os padrões de comércio marítimo de gás e petróleo em todo o mundo, ao mesmo tempo em que afetam a métrica tonelada/milha.

O Canal do Panamá, em sua capacidade máxima, pode acomodar 40 trânsitos de navios por dia. No entanto, esse número foi reduzido devido a vários meses de secas recordes que afetaram a região. Paralelamente, os administradores do canal se viram obrigados a diminuir os limites máximos de calado para os navios que atravessam os maiores bloqueios neopanamax em quase 2 metros.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

O ano de 2023 registrou uma redução de 41% na precipitação em comparação com a média, levando o Lago Gatun a atingir níveis sem precedentes para esta época do ano. Este lago é crucial para o trânsito de navios e fornece água para mais de 50% da população do país. Cada navio que passa pelos bloqueios consome cerca de 52 milhões de galões de água.

Para lidar com essa situação, os administradores do canal planejam reduzir o número de trânsitos de 31 para apenas 18 nos próximos três meses, um número que permanecerá inalterado até novo aviso.

Como resultado, o número de vagas disponíveis para os bloqueios neopanamax maiores será reduzido para oito por dia, com a maioria delas destinada a navios porta-contêineres, com a eventual inclusão de navios transportadores de gás.

Um relatório da Poten & Partners, uma empresa de corretores de petroleiros com sede em Nova Iorque, sugere que "grandes petroleiros não farão mais parte deste comércio. Eles não poderão agendar com antecedência como os navios porta-contêineres e provavelmente não conseguirão competir pelas vagas do leilão". Recentemente, um leilão foi vencido por um VLGC por um valor recorde de US$ 2,85 milhões.

Essa drástica redução de vagas tende a afastar muitos navios tramp (incluindo petroleiros e navios de carga a granel) do Canal, o que pode levar a uma maior demanda de tonelagem-milha e a possíveis mudanças na utilização de segmentos, à medida que as viagens mais longas estimulam o uso de navios maiores, de acordo com a Poten.

Outro relatório da Clarksons Research prevê que "com base no sistema de reservas atual, a partir do início do próximo ano, é possível que nenhum VLGC possa transitar pelos novos bloqueios, enquanto os trânsitos pelos bloqueios antigos serão fortemente reduzidos". Isso indica que é provável que ocorra um aumento significativo nas tonelagem-milhas, pois os navios escolhem navegar em torno do Cabo da Boa Esperança ou via Canal de Suez.

Como resultado dessas mudanças, as taxas de frete se fortaleceram, tanto no mercado de futuros quanto no mercado spot. No entanto, a liquidez do mercado spot diminuiu à medida que os participantes avaliam a situação, de acordo com a Clarksons.

Para a carga a granel seca, há um consenso crescente de que mais navios grandes buscarão rotas alternativas em vez de esperar no canal. Uma análise da S&P Global demonstra que a parcela do Canal de Suez nas remessas do Golfo dos EUA para a Ásia aumentou para 83% em outubro, em comparação com 23% no ano anterior.

 

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Brasil busca Certificação Internacional de Modelos de Gestão do Trabalho Portuário na Europa