A História do Trabalho Feminino nos portos brasileiros | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

A História do trabalho feminino nos portos brasileiros

Porto de Santos o ano exato é 1910 a história delas começa aqui

Enviado por: Luiz C Oliveira
3077 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Qual o registro histórico das primeiras mulheres trabalhando em um porto no Brasil? Ao nos depararmos com essa questão, é impossível não mencionar o Porto de Santos o ano exato é 1910. A história começa aqui.

Ao questionarmos sobre o início da presença feminina no mercado de trabalho portuário brasileiro, não podemos deixar de mencionar o Porto de Santos como pioneiro. Embora não seja possível identificar com precisão o registro do primeiro trabalho de uma mulher em portos no Brasil, sabe-se que a presença feminina nesse ambiente remonta aos tempos coloniais. Na época, as mulheres muitas vezes ajudavam no desembarque e na organização das cargas, especialmente nos portos que recebiam os navios de comércio vindos da Europa.

Um dos primeiros registros de mulheres trabalhando no porto no Brasil, são das "catadeiras de café", elas foram contratadas pela *Companhia Docas de Santos para realizar trabalhos braçais. Essa é a história que eu vou contar para vocês.

Praia do Consulado, Porto de Santos – Benedito Calixto – Óleo sobre tela

Praia do Consulado, Porto de Santos – Benedito Calixto – Óleo sobre tela
 

Voltando um pouco no tempo as obras de construção do cais do Porto de Santos foram iniciadas em julho de 1888 e, em fevereiro de 1892, o navio Nasmith inaugurava o primeiro trecho com 260 metros de extensão, registrando o momento histórico em que o modesto atracadouro se tornava o primeiro porto organizado do Brasil.

O Ano é 1910

O Porto de Santos quando ainda a Companhia Docas foi palco de mais essa história, dessas mulheres que foram pioneiras na luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro que contínua até os dias atuais.

Essas mulheres, apesar de enfrentarem grandes desafios e preconceitos de uma sociedade machista e patriarcal.

As “catadeiras de café” foram responsáveis por abrir caminho para que mais mulheres pudessem ingressar em profissões antes exclusivamente masculinas. Essa parte do texto pode parecer atual, mais como podemos verificar ela provem a décadas. Por meio de sua força, habilidade e determinação, as "catadeiras de café" lutaram por seus direitos e pela valorização do trabalho feminino no país. Essa luta pelo que podemos ver, contínua nos dias atuais.

 

Hoje, a história das mulheres no setor portuário, tem como registro uma trajetória de resistência e representatividade na luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro.

O Porto de Santos é um exemplo emblemático dessa trajetória, onde a mão das mulheres faz parte de sua história como precursoras nessa importante batalha por direitos e oportunidades iguais.

As "catadeiras café" eram em sua maioria mulheres negras e pobres que vinham do interior do país em busca de trabalho na cidade.  Apesar das dificuldades, as catadeiras de café se destacaram pela força e resistência física, que consideravam características "masculinas" na época. Elas também foram responsáveis por inspirar outras mulheres a buscar trabalho fora do ambiente doméstico e lutar por seus direitos trabalhistas.

A catação manual de café uma atividade que, embora era essencial para a produção de um lote de qualidade, era muitas vezes invisibilizada e desvalorizada. A rotina árdua das catadeiras, que passa horas a fio selecionando grão por grão, era frequentemente ignorada pelo mercado e pela sociedade em geral.

No entanto, é graças ao trabalho dessas mulheres guerreiras que os produtores de café conseguiram difundir e entregar um produto de excelência, livre de defeitos e com sabor único. Eram elas que garantiram por muitas décadas que cada xícara de café que chega à mesa fossem uma experiência única e vivida.

É injusto na história, apesar da importância de seu trabalho, as "catadeiras de café" fossem marginalizadas e muitas vezes mantidas a condições precárias de trabalho, não podemos nos surpriender com o racismo estrutural que essas mulheres sofreram ao decorrer daquela época, o que ontem tinhamos como racismo, hoje entendemos com uma descontrução de gênero. É hora de reconhecermos a emblemática dessa atividade e de exaltarmos as pessoas que a representaram.

Não podemos mais permitir que as mulheres nos dias atuais sejam invisibilizadas e desrespeitadas. É preciso que o mercado e a sociedade em geral reconheçam o valor e o trabalho e mantenham condições justas e dignas para mulheres que continuam construindo a história, nossa cultura e economia.

por: Luiz C Oliveira - Autor desse artigo - 07.03.2023
 

Resumo

Hoje, as "catadeiras de café" são lembradas como símbolo da luta das mulheres pela igualdade de gênero e representam a importância da participação feminina no setor portuário brasileiro.

As “catadeiras de café” perderam um legado importante na história do trabalho feminino no Brasil. Elas foram pioneiras na luta pela igualdade de gênero e abriram caminho para que mais mulheres pudessem ter acesso a oportunidades no mercado de trabalho.

-

Meus sinceros agradecimentos ao Sr. Carlos Roberto Fernandes Lima | Diretor Social do Sindicato dos coletores de Café de Santos, que fez possível a construção dessa pauta tão rica de conhecimento.

Conheça mais sobre essa história em: 

Fonte 1:  Pianistas de Armazém: Trabalho Feminino na Catação de Café
Fonte 2: Museu do Café 

Fonte 3: Brasil de Fato

Fonte 4: O porto negro e seus trabalhadores “avulsos”.

Fonte 5: Wikipedia - O Porto de Santos

Fonte 6: História do Porto de Santos - Santos Port Authority

Fonte 7: Memórias do trabalho feminino em catações de café no Porto de Santos (SP).

Fotos: Divulgação / Créditos: Museu do Café | Santos Port Autority

*Resposta da enquete no grupo do WhatsApp, você encontrará no texto acima.

Leia outros artigos do autor:

Luiz Claudio de Oliveira é jornalista portuário e também idealizador do site Jornal Portuário.

Autor do Livro: Ship Planner Planejamento Operacional V1

"O tempo nos mostra o caminho a seguir.”

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Ribas - RJ, em 06/03/2023 19:40:08:

Parabéns, por descrever tão bem essa passagem que poucos conhecem.


Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Brasil busca Certificação Internacional de Modelos de Gestão do Trabalho Portuário na Europa