Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O Fundo sem fundo | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O Fundo sem fundo

por: Luiz Fabiano*

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1524 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

É imputado ao ensino portuário  o desenvolvimento dos trabalhadores  continuamente,  visando melhorar a formação para novas oportunidades e crescimento profissional, mas não é o que acontece no Brasil, pois o treinamento portuário trilha outros caminhos ao não investir na evolução da mão de obra portuária.

No tocante ao treinamento vale ressaltar que para a realização de cursos há a necessidade de utilizar verbas de fundo específico portuário, que era bilionário, porém se perdeu dada a edição da portaria 759/21 da Secretaria do Tesouro Nacional que trata da liberação das fontes de recursos oriundos do superavit financeiro dos fundos públicos do Poder Executivo Federal destinados à amortização da dívida pública da União , já que o governo não conseguiu emplacar a PEC 187/19 de revisão dos fundos públicos e extinção, achou uma solução rápida em uma emenda constitucional em relação aos fundos infraconstitucionais destinados a fomento de vários segmentos da economia  incluindo o fundo portuário.

Os recursos do Fundo do Ensino Profissional Marítimo (FDPEM) ,foram utilizados para  outros fins ao que não fora específico para o treinamento portuário, em um momento crucial para os portos a utilização desses recursos seria ideal para uma virada de chave e mudança no setor ,não se  pode imaginar em ter trabalhadores high-level e altamente qualificados sem aplicação desses recursos.

Vale lembrar que a convenção 137 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ressalta que incumbe à política nacional estimular os empregadores, suas organizações, as organizações de trabalhadores e se for o caso com a participação das autoridades competentes, sendo assim, se quisermos ser uma nação próspera nos portos aos níveis dos mais avançados no mundo o treinamento é fundamental para avançar.

O investimento em treinamento custa caro e vai custar mais caro ainda  a omissão de não investir para a evolução do trabalho portuário, haja visto as novas tecnologias vindouras.

Leia outros artigos desse autor:

 

Por: Luiz Fabiano - Trabalhador Portuário mais de 20 anos , Instrutor no CENEP | Diretor na TecnoPorto | Pós-Graduado em Gestão Ambiental Portuária | Graduado na  APEC-ANTWERP / FLANDERS PORT TRAINING

 

 

 

 

*Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. (imagens meramente ilustrativas).

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário