A região do Porto Valongo está prestes a receber um novo impulso com a chegada de uma respeitada empresa retroportuária de Santos: a Marimex. O terminal, que atualmente opera em Outeirinhos, irá se transferir para o espaço do Terminal Marítimo do Valongo (Teval), conforme o termo de liberação da área assinado com a Autoridade Portuária de Santos (APS) em 10 de agosto.
O evento de assinatura contou com a presença do presidente da APS, Anderson Pomini, além do prefeito de Santos, Rogério Santos, e dos secretários municipais de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, de Assuntos Estratégicos, Legislativos e Metropolitanos, Julio Eduardo dos Santos, e de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.
A liberação proporciona à Marimex o acesso à nova área, onde realizará estudos de engenharia para viabilizar a mudança para um terreno de aproximadamente 90 mil metros quadrados, localizado nas proximidades de outros terminais de contêineres, na região do Valongo. A expectativa é de que esse processo esteja concluído até 2025.
Essa relocalização é motivada pela implantação de uma pera ferroviária na região de Outeirinhos, um pátio circular que permitirá o transbordo de carga sem a necessidade de desmembrar o trem. A Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), responsável pela gestão da malha ferroviária do complexo portuário regional, irá implementar essa nova infraestrutura, prevista para entrar em operação em três anos. Adicionalmente, a área foi destinada para a movimentação de fertilizantes, de acordo com o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos (PDZ).
O Teval, localizado numa área de 145 mil metros quadrados na entrada de Santos, entre as avenidas Martins Fontes e Augusto Barata (Retão da Alemoa), terá capacidade para movimentar cerca de 300 mil contêineres anualmente, fortalecendo ainda mais o potencial operacional da Marimex na região.
Fotos / Divulgação / Créditos:Imagem Ilustrativa da área retirada do Google.
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: