O que se aguarda e como o novo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, irá enfrentar esses desafios e se conseguirá cumprir as metas estabelecidas por seu antecessor, Márcio França? Essa é a pergunta que todos estão fazendo!
O novo Ministro de Portos e Aeroportos terá que enfrentar uma série de desafios para garantir o desenvolvimento contínuo e eficiente dos setores aéreo e portuário no Brasil.enquanto lida com as expectativas crescentes dos setores aéreo e portuário e a pressão política em um contexto desafiador.
Silvio Costa Filho assumiu o cargo de Ministro de Portos e Aeroportos, sucedendo a Márcio França. A transição, resultado de negociações políticas, coloca Costa Filho diante de desafios significativos nos setores aéreo e portuário, com questões pendentes e ambiciosas metas a cumprir.
Como você avalia os desafios que enfrentará do novo Ministro de Portos e Aeroportos?
Em sua gestão Márcio França, introduziu o ambicioso programa "Voa Brasil", que visa disponibilizar passagens aéreas por até R$ 200, principalmente para aposentados, pensionistas do INSS, estudantes e servidores públicos. A implementação deste programa será um dos desafios e uma das prioridades de Costa Filho.
Uma das metas de Marcio França era entregar 100 aeroportos regionais até o final do mandato presidencial, em 2026. Embora tenham sido destinados R$ 100 milhões para revitalizar esses aeroportos, apenas o Aeroporto de Linhares, no Espírito Santo, foi concluído até agora.
Já no setor portuário, Márcio França deixou questões pendentes, incluindo o arrendamento transitório do Porto de Itajaí (SC) o edital foi publicado, e a sessão pública está agendada para breve. Já o Porto de Santos a palavra final do Governo Federal é que não haverá privatização de forma alguma, pelo menos nesse mandato, é o que se entendi.
Não podemos deixar, para segundo plano a concessão do serviço de dragagem do Porto de Paranaguá (PR) que ainda não foi realizada, apesar dos esforços do governo para atrair o setor privado com uma cesta de índices.
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Um dos principais desafios, deixado do legado de Marcio França, será concerteza a questão da travessia Santos x Guarujá, o tão falado "Túnel Imerso Santos-Guarujá", será que sai até o final desse século? A confirmação das obras do túnel imerso Santos-Guarujá (SP), previsto para 2024, é uma prioridade do governo e será financiada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com custo estimado em R$ 5 bilhões.
Um dos desafios, para esse novo ministrério será a dar seguimento a expansão das instalações portuárias. O Ministério concedeu autorizações para novas instalações em vários estados, incluindo Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Costa Filho também enfrentará o desafio da concessão de hidrovias, com planos previstos para o próximo ano, incluindo a Lagoa Mirim, Paraguai-Paraná e a do Rio Madeira, que já estão em destaque nas prioridades da ANTAQ.
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Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)
Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.
"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”
Fotos / Divulgação / Créditos.
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