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O Rei, a Rainha e o Peão, uma peça-chave na economia brasileira

Porto de Santos precisa dobrar de capacidade para acompanhar demanda

Enviado por: Luiz C Oliveira
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Em um jogo de Xadrez, sabemos que o Rei corresponde a uma das peças chave para o jogo. O objetivo do jogo é dar xeque mate ao adversário, isto é, atacar o rei adversário de modo que não haja possibilidade de defesa, Mais nem sempre a peça chave é a mais poderosa ou a mais importante em um contexto real. Nesse caso a poderosa seria a Rainha devido ao seu grande poder de ataque ou simplesmente o Peão é quem manda no tabuleiro? Boa leitura!

O Porto de Santos, o maior da América Latina, está próximo do limite de sua capacidade e precisa urgentemente de investimentos para garantir sua expansão. De acordo com especialistas, é necessário que o canal de acesso seja aprofundado para permitir a entrada de navios maiores e mais eficientes, além de ampliar a capacidade do complexo portuário.

Atualmente, o porto está com 92% de sua capacidade preenchida. Esse índice já torna a operação difícil, pois globalmente quando um porto atinge 80% de sua capacidade, as operações ficam comprometidas. É estimado que seja preciso dobrar a capacidade do Porto de Santos no futuro.

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A necessidade de investimentos, já é preocupação de alguns players que possuem invertimentos em terminais no Porto de Santos, como a Maerks uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, já anunciou investimentos estratégicos no Porto de Santos. A ampliação da capacidade do Porto de Santos é essencial para a economia brasileira, já que o porto é responsável por grande parte das exportações do país.

Do outro lado da margem, conforme aponta o JPMorgan, pela notícia do TC (citando fontes) de que a MSC estaria negociando para adquirir a Santos Brasil em uma operação que poderia ultrapassar os R$ 7 bilhões. O contínuo interesse das empresas de navegação no que é denominado hoje como verticalização (por alguns), por outros a busca de oportunidades no segmentos de terminais; Coloca a Santos Brasil em uma posição ainda melhor para a próxima negociação de preços com a Maersk, prevista para o final do primeiro trimestre de 2023 (1T23).

Os investimentos em infraestrutura portuária são fundamentais para acompanhar o crescimento da demanda e garantir a eficiência das operações. O Porto de Santos é uma peça-chave na economia brasileira e, por isso, é essencial que seja modernizado e expandido para atender às necessidades atuais e futuras do mercado.

Moral dessa história.

O Peão, muitas vezes é subestimado e considerado fraco. Seu movimento estratégico e sua capacidade de transformação abriam oportunidades inesperadas, surpreendendo a todos. Com essa parabola, deixo a reflexão que apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ele pode ser o caminho para a vitória.

 

Luiz Claudio de Oliveira é um renomado jornalista portuário no Brasil, (MTB:87682/SP), apaixonado pelo setor aquaviário, com vasta experiência em portos e logística. Ele é o fundador e idealizador do site Jornal Portuário, um dos principais e mais importantes meios de comunicação para o setor.

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

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Michele D Albuquerque - RS, em 16/05/2023 04:35:37:

Parabéns, Luiz - Acompanho sempre os seus artigos, nos mostram uma visão realista dos fatos.


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