Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O Rei, a Rainha e o Peão, uma peça-chave na economia brasileira | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O Rei, a Rainha e o Peão, uma peça-chave na economia brasileira

Porto de Santos precisa dobrar de capacidade para acompanhar demanda

Enviado por: Luiz C Oliveira
927 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Em um jogo de Xadrez, sabemos que o Rei corresponde a uma das peças chave para o jogo. O objetivo do jogo é dar xeque mate ao adversário, isto é, atacar o rei adversário de modo que não haja possibilidade de defesa, Mais nem sempre a peça chave é a mais poderosa ou a mais importante em um contexto real. Nesse caso a poderosa seria a Rainha devido ao seu grande poder de ataque ou simplesmente o Peão é quem manda no tabuleiro? Boa leitura!

O Porto de Santos, o maior da América Latina, está próximo do limite de sua capacidade e precisa urgentemente de investimentos para garantir sua expansão. De acordo com especialistas, é necessário que o canal de acesso seja aprofundado para permitir a entrada de navios maiores e mais eficientes, além de ampliar a capacidade do complexo portuário.

Atualmente, o porto está com 92% de sua capacidade preenchida. Esse índice já torna a operação difícil, pois globalmente quando um porto atinge 80% de sua capacidade, as operações ficam comprometidas. É estimado que seja preciso dobrar a capacidade do Porto de Santos no futuro.

📲🎙️🎧 Acompanhe e ouça o podcast Comex Flow

A necessidade de investimentos, já é preocupação de alguns players que possuem invertimentos em terminais no Porto de Santos, como a Maerks uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, já anunciou investimentos estratégicos no Porto de Santos. A ampliação da capacidade do Porto de Santos é essencial para a economia brasileira, já que o porto é responsável por grande parte das exportações do país.

Do outro lado da margem, conforme aponta o JPMorgan, pela notícia do TC (citando fontes) de que a MSC estaria negociando para adquirir a Santos Brasil em uma operação que poderia ultrapassar os R$ 7 bilhões. O contínuo interesse das empresas de navegação no que é denominado hoje como verticalização (por alguns), por outros a busca de oportunidades no segmentos de terminais; Coloca a Santos Brasil em uma posição ainda melhor para a próxima negociação de preços com a Maersk, prevista para o final do primeiro trimestre de 2023 (1T23).

Os investimentos em infraestrutura portuária são fundamentais para acompanhar o crescimento da demanda e garantir a eficiência das operações. O Porto de Santos é uma peça-chave na economia brasileira e, por isso, é essencial que seja modernizado e expandido para atender às necessidades atuais e futuras do mercado.

Moral dessa história.

O Peão, muitas vezes é subestimado e considerado fraco. Seu movimento estratégico e sua capacidade de transformação abriam oportunidades inesperadas, surpreendendo a todos. Com essa parabola, deixo a reflexão que apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ele pode ser o caminho para a vitória.

 

Luiz Claudio de Oliveira é um renomado jornalista portuário no Brasil, (MTB:87682/SP), apaixonado pelo setor aquaviário, com vasta experiência em portos e logística. Ele é o fundador e idealizador do site Jornal Portuário, um dos principais e mais importantes meios de comunicação para o setor.

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

Leia outros artigos do autor:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Michele D Albuquerque - RS, em 16/05/2023 04:35:37:

Parabéns, Luiz - Acompanho sempre os seus artigos, nos mostram uma visão realista dos fatos.


Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário