Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O Crescimento implacável de um novo gigante chamado | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O Crescimento implacável de um novo gigante chamado Arco Norte

Portos do Arco Norte se destacam, superam o gigante Porto de Santos

Enviado por: Redação | @jornalportuario
968 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Os portos do Arco Norte emergem como protagonistas, superando o tradicional gigante Porto de Santos. Situados no chamado Arco Norte, localizados acima do paralelo 16, têm se tornado protagonistas no cenário das exportações de grãos no Brasil, desafiando a supremacia histórica do Porto de Santos. No ano passado, esses portos não apenas cresceram, mas ultrapassaram pela primeira vez o volume de grãos exportados por Santos. O aumento expressivo na movimentação de produtos em 2022 destaca a importância estratégica desses portos para a economia brasileira.

Enquanto os portos do Arco Norte prosperam, o Porto de Santos, tradicional líder nesse setor, enfrenta desafios significativos. A falta de planejamento e infraestrutura adequada tem gerado questionamentos sobre a capacidade de Santos em competir eficientemente com os portos do Norte.

A necessidade urgente de investimentos públicos para melhorar a infraestrutura de acesso tem sido apontada como um dos principais obstáculos. Poderemos nomear vários fatores para isso, entre elas a comparação de custos, os investimentos nas infraestruturas rodoviária, hidroviária e portuária nos últimos anos no Arco Norte resultaram em uma redução significativa nos custos de frete em comparação com o Arco Sul, onde se encontra o Porto de Santos.

Dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelam uma queda de 53% nos valores dos fretes rodoviários de grãos com origem em Sorriso (MT) e destino a Miritituba (PA) em comparação com os envios para Santos.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

A Ascensão do novo Gigante chamado Arco Norte, reflete não apenas a capacidade de exportação, mas também o papel crucial desempenhado na importação de fertilizantes. O crescimento contínuo da área cultivada e da produção na região impulsiona a demanda por esses portos, que oferecem distâncias mais curtas, custos menores e maior competitividade internacional para os produtos brasileiros. Apesar do sucesso, e o crescimento implacável, ainda persistem desafios para os portos do Arco Norte.

Devemos lembrar que a avaliação da assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA destaca a necessidade de adequação da capacidade desses portos, especialmente em termos de infraestrutura de acesso. Como a iniciativa privada acompanha a evolução, os investimentos públicos emergem como o elo mais fraco na equação.

Não podemos subestimar o Gigante, pois o cenário em evolução das exportações de grãos no Brasil, mesmo destacando a ascensão notável dos portos do Arco Norte, pode também despertar uma mera sazonalidade na sua movimentação, o fato não é somente superarem o Porto de Santos, que já é consolidado como rota e peças-chave na logística nacional e internacional.

Enquanto os desafios no Porto de Santos é evidente, os portos do Norte enfrentam questões cruciais relacionadas aos investimentos públicos. O Brasil observa atentamente como essa transformação no mapa portuário influenciará o futuro das exportações de grãos e a competitividade internacional do país.

 

Leia outros artigos do autor:

 

 Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário