Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Os bastidores da jornada dos fertilizantes até os Portos Brasileiros | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Os bastidores da jornada dos fertilizantes até os Portos Brasileiros

A logística por trás do abastecimento agrícola do Brasil

Enviado por: Luiz C Oliveira
2656 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Nos bastidores do cenário agrícola brasileiro, uma peça-chave que muitas vezes passa despercebida é a logística envolvida no transporte de fertilizantes até os portos do país. Esses nutrientes essenciais desempenham um papel vital na produção agrícola, mas a jornada que fazem desde sua origem até chegarem aos portos brasileiros é complexa e repleta de desafios logísticos. É sobre esse assunto que vamos falar em nosso artigo de hoje! Boa leitura.

As diversas origens, levam a um destino comum....

Os fertilizantes que abastecem os portos brasileiros têm origens diversas, podendo ser produzidos aqui mesmo no Brasil ou importados de várias partes do mundo. Muitos desses fertilizantes minerais, como fosfatos, potássio e ureia, são importados de países como Rússia, Ucrânia, Canadá e China. Além disso, o Brasil também produz uma quantidade significativa de fertilizantes orgânicos e compostos em suas instalações industriais.

Mas a pergunta é:  Quais são as rotas de transporte e meios de distribuição desses minerais?

Uma vez produzidos ou importados, os fertilizantes enfrentam um desafio logístico complexo para chegar aos portos brasileiros. Dependendo da localização das instalações de produção ou dos países de origem, podem ser utilizados uma variedade de modos de transporte, incluindo ferrovias, rodovias e transporte marítimo. Pensando nisso, precisamos entender como toda essa logística e infraestrutura portuária e armazenamento desse tipo de produto funciona?

Ao chegar aos portos brasileiros, os fertilizantes encontram uma infraestrutura portuária diversificada, com diferentes capacidades de armazenamento e manipulação. Desde terminais especializados em granéis sólidos até instalações de armazenamento refrigerado para fertilizantes líquidos, os portos precisam lidar com uma grande variedade de produtos e volumes.

Os portos brasileiros que mais descarregam a produção de fertilizantes variam de acordo com a região e a demanda do mercado incluem:

1. Porto de Paranaguá (PR): Localizado no estado do Paraná, o Porto de Paranaguá é um dos maiores portos do Brasil e desempenha um papel significativo no recebimento de fertilizantes, especialmente devido à sua localização estratégica para atender as regiões agrícolas do sul e centro-oeste do país.

2. Porto de Santos (SP): Localizado em São Paulo, o Porto de Santos é o maior porto da América Latina e um importante ponto de entrada para fertilizantes importados que abastecem as regiões sudeste e centro-oeste do Brasil.

3. Porto de Rio Grande (RS): Localizado no Rio Grande do Sul, o Porto de Rio Grande é outro porto importante para a importação de fertilizantes, servindo principalmente as áreas agrícolas do sul do Brasil.

4. Porto de Itaqui (MA): Localizado no Maranhão, o Porto de Itaqui é um dos principais portos do nordeste brasileiro e desempenha um papel importante na importação de fertilizantes para atender às necessidades agrícolas da região.

O Brasil possi uma extensa rede portuária que inclui muitos outros portos menores que também desempenham um papel na distribuição desses produtos essenciais para a agricultura.

Quais são os diferentes desafios e oportunidades desse produto?

Apesar dos avanços na logística de fertilizantes nos últimos anos, ainda existem desafios a serem enfrentados. A infraestrutura de transporte nem sempre é adequada para lidar com o volume crescente de fertilizantes necessários para sustentar a agricultura brasileira em constante expansão. No entanto, esses desafios também representam oportunidades para investimentos em infraestrutura e tecnologia que podem melhorar a eficiência e a confiabilidade da cadeia de suprimentos de fertilizantes.

Abaixo algumas empresas importantes no setor de fertilizantes no Brasil.

1. Fertilizantes Heringer
2. Yara Brasil
3. Mosaic Fertilizantes
4. Fertipa
5. OCP Brasil
6. Adufertil

 

 

Sugerir alguma empresas de pesquisa ddesse mercado,  aqui você pode encontrar informação e poderá obter uma lista das empresas que mais importam fertilizantes para o Brasil.

1. Consulte relatórios de mercado: Euromonitor International, IBISWorld ou Statista, podem oferecer relatórios sobre o comércio de fertilizantes e as principais empresas envolvidas nesse mercado.

2. Órgãos governamentais: Órgãos governamentais responsáveis pelo comércio exterior, como o Ministério da Economia ou a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), podem fornecer dados sobre importações de fertilizantes, incluindo informações sobre as empresas que mais importam.

3. Associações do setor agrícola: Associações do setor agrícola, como a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) ou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), podem ter informações sobre as empresas líderes no mercado de fertilizantes.

4. Empresas do setor: Algumas das próprias empresas do setor de fertilizantes podem divulgar informações sobre suas operações e participação no mercado em seus relatórios anuais ou comunicados à imprensa.

 

 

 

 Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

Leia outros artigos do autor:

 

conteudo 26461]

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário