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Os impactos na construção do túnel que liga Santos x Guarujá

Nas operações do Porto de Santos..

Enviado por: Luiz C Oliveira
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O Porto de Santos desempenha um papel crucial na economia brasileira, sendo não apenas o maior porto da América Latina, mas também um dos mais movimentados em termos de importações e exportações. Sua operação mantém um fluxo contínuo, tanto por via aquática quanto terrestre.

No entanto, quando ocorrem grandes obras de infraestrutura na região, como aquelas que afetam as vias urbanas de acesso ao porto ou qualquer outra obra direcionada ao cais santista, é motivo de preocupação, é importante considerar que grande parte da comunidade da Baixada Santista tem alguma ligação com o porto, seja trabalhando diretamente no setor ou de alguma forma relacionada a ele.

A pergunta que tenho ponderado nos últimos tempos é: Qual será o impacto dessa obra na construção do túnel que liga Santos ao Guarujá nas operações portuárias e na economia local? Você já se fez essa pergunta? Boa leitura....

A construção do túnel Santos-Guarujá é um empreendimento de grande envergadura, e que levará um certo tempo, projetado para melhorar a mobilidade urbana na região e reduzir o congestionamento nas vias de acesso ao porto.

Mas como em qualquer grande obra, há uma série de desafios e impactos a serem considerados, especialmente para uma estrutura que atravessa uma área tão densamente povoada e economicamente vital como o Porto de Santos e principalmente a a comunidade ao seu redor.

Um dos principais impactos da construção do túnel é o aumento do tráfego de veículos pesados e maquinários de construção nas vias de acesso ao porto. Isso pode causar congestionamentos, atrasos na entrega de mercadorias e impactos negativos na logística portuária. Além disso, o aumento do tráfego pode resultar em maior desgaste das vias e infraestrutura portuária existente, exigindo investimentos adicionais em manutenção e reparos.

Outro impacto significativo que devemos ter maior atenção é o potencial para interferências nas operações portuárias devido à proximidade das áreas de construção com as instalações portuárias. Obras de grande porte podem gerar vibrações, ruídos e até mesmo interferências no solo, o que pode afetar a segurança e a eficiência das operações portuárias.

Medidas de mitigação, como monitoramento contínuo e adoção de tecnologias para reduzir o impacto das vibrações, podem ser necessárias para minimizar esses efeitos.

Além dos impactos operacionais, à construção do túnel terão impactos socioeconômicos na comunidade portuária. Obras de grande escala muitas vezes exigem desapropriações de terras e realocação de moradores e empresas, entendemos que esse ponto já esteja bem alinhado, porém não temos realmente o entendimento do que pode causar um deslocamento social e econômico.

Esperamos que seja implementada medida de compensação e apoio às comunidades afetadas para mitigar esses impactos e garantir uma transição suave durante o período de construção. E que ele não perdure anos.....

Por outro lado, é importante destacar que, uma vez concluído, o túnel Santos-Guarujá trará benefícios significativos para o Porto de Santos e para a região como um todo. A melhoria da mobilidade urbana e a redução do congestionamento nas vias de acesso ao porto podem resultar em maior eficiência operacional, redução de custos logísticos e aumento da competitividade do porto no mercado global.

Está claro que a construção do túnel que liga Santos ao Guarujá certamente trará impactos para o Porto de Santos durante o período de obras.

No entanto, com o planejamento adequado, a implementação de medidas de mitigação e o apoio da comunidade portuária, é possível minimizar esses impactos e garantir que o projeto contribua para o desenvolvimento sustentável da região e para o fortalecimento do papel do Porto de Santos como um dos principais portos do mundo.

 

Imagem: Meramente ilustrativa

 

A Opinião expressa neste Artigo é exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a posição editorial ou ideológica do Jornal Portuário. 

 

 Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

Leia outros artigos do autor:

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