Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Impactos na operação Portuária na construção do Túnel que liga Santos x Guarujá | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Os impactos na construção do túnel que liga Santos x Guarujá

Nas operações do Porto de Santos..

Enviado por: Luiz C Oliveira
2440 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Porto de Santos desempenha um papel crucial na economia brasileira, sendo não apenas o maior porto da América Latina, mas também um dos mais movimentados em termos de importações e exportações. Sua operação mantém um fluxo contínuo, tanto por via aquática quanto terrestre.

No entanto, quando ocorrem grandes obras de infraestrutura na região, como aquelas que afetam as vias urbanas de acesso ao porto ou qualquer outra obra direcionada ao cais santista, é motivo de preocupação, é importante considerar que grande parte da comunidade da Baixada Santista tem alguma ligação com o porto, seja trabalhando diretamente no setor ou de alguma forma relacionada a ele.

A pergunta que tenho ponderado nos últimos tempos é: Qual será o impacto dessa obra na construção do túnel que liga Santos ao Guarujá nas operações portuárias e na economia local? Você já se fez essa pergunta? Boa leitura....

A construção do túnel Santos-Guarujá é um empreendimento de grande envergadura, e que levará um certo tempo, projetado para melhorar a mobilidade urbana na região e reduzir o congestionamento nas vias de acesso ao porto.

Mas como em qualquer grande obra, há uma série de desafios e impactos a serem considerados, especialmente para uma estrutura que atravessa uma área tão densamente povoada e economicamente vital como o Porto de Santos e principalmente a a comunidade ao seu redor.

Um dos principais impactos da construção do túnel é o aumento do tráfego de veículos pesados e maquinários de construção nas vias de acesso ao porto. Isso pode causar congestionamentos, atrasos na entrega de mercadorias e impactos negativos na logística portuária. Além disso, o aumento do tráfego pode resultar em maior desgaste das vias e infraestrutura portuária existente, exigindo investimentos adicionais em manutenção e reparos.

Outro impacto significativo que devemos ter maior atenção é o potencial para interferências nas operações portuárias devido à proximidade das áreas de construção com as instalações portuárias. Obras de grande porte podem gerar vibrações, ruídos e até mesmo interferências no solo, o que pode afetar a segurança e a eficiência das operações portuárias.

Medidas de mitigação, como monitoramento contínuo e adoção de tecnologias para reduzir o impacto das vibrações, podem ser necessárias para minimizar esses efeitos.

Além dos impactos operacionais, à construção do túnel terão impactos socioeconômicos na comunidade portuária. Obras de grande escala muitas vezes exigem desapropriações de terras e realocação de moradores e empresas, entendemos que esse ponto já esteja bem alinhado, porém não temos realmente o entendimento do que pode causar um deslocamento social e econômico.

Esperamos que seja implementada medida de compensação e apoio às comunidades afetadas para mitigar esses impactos e garantir uma transição suave durante o período de construção. E que ele não perdure anos.....

Por outro lado, é importante destacar que, uma vez concluído, o túnel Santos-Guarujá trará benefícios significativos para o Porto de Santos e para a região como um todo. A melhoria da mobilidade urbana e a redução do congestionamento nas vias de acesso ao porto podem resultar em maior eficiência operacional, redução de custos logísticos e aumento da competitividade do porto no mercado global.

Está claro que a construção do túnel que liga Santos ao Guarujá certamente trará impactos para o Porto de Santos durante o período de obras.

No entanto, com o planejamento adequado, a implementação de medidas de mitigação e o apoio da comunidade portuária, é possível minimizar esses impactos e garantir que o projeto contribua para o desenvolvimento sustentável da região e para o fortalecimento do papel do Porto de Santos como um dos principais portos do mundo.

 

Imagem: Meramente ilustrativa

 

A Opinião expressa neste Artigo é exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a posição editorial ou ideológica do Jornal Portuário. 

 

 Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

Leia outros artigos do autor:

conteudo 26461]

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário